Até dia 21 de setembro, a gastronomia das ilhas das Flores e Corvo vai estar em destaque numa iniciativa de valorização da produção local e do território.

Durante quatro dias, será promovida a troca de experiências entre a restauração local e chefs convidados, possibilitando a partilha de conhecimento e técnicas que permitam aprofundar a abordagem dos intervenientes da restauração ao produto sazonal e endógeno, em especial os detentores do Selo Marca Açores.

Estarão presentes os chefs Joel Vieira (restaurante Tasquinha Vieira em São Miguel), Alexandre Silva (restaurantes LOCO* Michelin e FOGO, em Lisboa) e David Jesus (restaurante Seiva, em Leça da Palmeira), que vão explorar o potencial do Corvo e, sobretudo, das Flores. A partilha de experiências decorrerá em formato de encontros formativos com os representantes dos restaurantes inscritos, nos dias 20 e 21 de setembro, entre as 14h30 e as 16h30, na Aldeia da Cuada, estabelecimento aderente à Marca Açores na ilha das Flores. A iniciativa termina no dia 21, quinta-feira, com um jantar de prova convívio no mesmo local.

 «Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito da Marca Açores, promovida pelo Governo dos Açores, que tem como objetivo valorizar o território através dos produtos, a sua diferenciação e serviços das ilhas açorianas, particularizando aqui as Flores e o Corvo. O projeto pretende enaltecer e promover os vários produtos gastronómicos com relação direta com o património local, valorizando os produtores e restauração da Região - os principais intervenientes na tradução da expressão cultural das ilhas -, e tendo como grande objetivo promover as ilhas enquanto destinos turístico gastronómicos», refere Bruno Belo, Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade, acrescentando que «este encontro vai promover uma troca de experiências entre cozinheiros locais e externos, permitindo a partilha de competências, conhecimentos e modus operandi que permitam aprofundar a técnica e a abordagem da restauração aos produtos locais, em especial aos detentores do selo Marca Açores e aos que pretendam candidatar-se.»

A Direção Regional de Empreendedorismo e Competitividade, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, promove o projeto que valoriza o que de melhor se encontra nestas duas ilhas, das paisagens naturais à gastronomia, passando pelos produtos emblemáticos como queijos, mel, frutas e legumes ou mesmo alojamento, roteiros turísticos e artesanato, de forma a destacar e celebrar os saberes e sabores “escondidos” da ilhas.

 

 

 

Lista de parceiros certificados pela Marca Açores

Corvo

 

David T.P.

Produto: Artesanato – Fechaduras típicas do Corvo
Morada: Caminho da Horta Funda s/n 9980-035 Vila do Corvo
Contactos: 914 459 393 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aida Maria Alferes do Nascimento Andrade
Produto: Artesanato – Barreta do Corvo
Morada: Rua da Fonte s/n 9980-021 Vila do Corvo
Contactos: 917 763 057 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Rosa Mariana Mendonça
Produto: Artesanato – Boinas típicas da ilha do Corvo
Morada: Caminho da Horta Funda 9980-035 Vila do Corvo
Contactos: 917 763 019 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Flores
SC Turismo – Aldeia da Cuada

Serviço: Alojamento mobilado para turistas - Empreendimentos turísticos com restauração
Morada: Sítio Aldeia da Cuada - Fajã Grande 9960-070 Lajes das Flores
Contactos: 292 552 127 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ilda Maria Alves Eduardo Henriques
Produto: Queijo curado e Queijo fresco
Morada: Rua Pico Redondo, 6 Fajãzinha 9960-110 Lajes das Flores
Contactos: 969 790 925 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horácio Cravinho
Produto: Legumes - Salada mix de folhas
Morada: Monte de Santa Cruz 9970-265 Santa Cruz das Flores
Contactos: 914 191 158 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Luís Filipe de Freitas
Produto: Artesanato - Miniaturas de casas típicas das Flores
Morada: Rua dos Vales, 6 9970-380 Santa Cruz
Contactos: 917 479 341 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cooperativa União Agrícola Florentina, CRL

Produto: Carne fresca de suíno e bovino

Morada: Rua Padre Luís Pimentel Gomes, 10 9960-433 Lajes das Flores

Contactos: 292 593 216 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Queijaria Tradicional Ana Paula Batista Silva
Produto: Queijo curado Val de Fazenda e Queijo fresco Val de Fazenda
Morada: Rua do Canto, 57 Fazenda 9970-245 Santa Cruz das Flores
Contactos: 292 592 940 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

José Agostinho de Sousa Serpa
Produto: Artesanato – Viola da Terra
Morada: Costa do Lajedo 9960-330 Lajes das Flores
Contacto: 292 542 336 | 966 767 890 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria da Conceição Sales da Câmara Ramos
Produto: Artesanato com patchwork e tecelagem
Morada: Rua do Pimpilhau, 1 9970-265 Santa Cruz
Contactos: 917 338 193 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Jorge Manuel da Silva Cravinho
Produto: Artesanato – Porta-chaves, Miniaturas de alfaias agrícolas
Morada: Monte, 14 9970-265 Santa Cruz
Contactos: 292 592 782 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Experience OC
Animação turística – Passeios de barco, Tours guiados e Transfers
Morada: Rua de Tronqueira, 41 Fajã Grande 9960-030 Lajes das Flores
Contactos: 965 444 505 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CORVO

A ilha do Corvo, Reserva da Biosfera da Unesco, conhecida sobretudo pelo extinto vulcão no norte da ilha onde se encontra a principal atração, a Lagoa do Caldeirão. De origem vulcânica, o Corvo é a menor das 9 ilhas, com apenas 17,1 km2, onde se destaca pontos como a Praia da Areia, Vila Nova do Corvo (único povoado da ilha), a Igreja Nossa Senhora do Milagres, o Miradouro do Caldeirão, o Morro dos Homens (o ponto mais alto da ilha, com 720 m), o Miradouro do Pão de Açúcar (onde se avista a ilha das Flores) e os tradicionais moinhos de vento. A ilha do Corvo é um destino conhecido para a observação de aves, que recebe turistas de vários países para observar as aves migratórias raras no resto da Europa.

FLORES

A ilha das Flores, com 141,4 km2, também classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO, arrebata os visitantes com as suas lagoas, cascatas, penhascos, vales, ribeiras e poços, com uma beleza inesgotável. Com piscinas naturais em Santa Cruz e junto às Lajes das Flores, os aventureiros procuram sobretudo as cascatas, como a da Ribeira Grande (queda de água de 300 m) ou do Poço do Bacalhau (com 90 m, cujo nome deriva da forma de um bacalhau seco reproduzida pela sombra durante o início da tarde). As sete crateras vulcânicas transformadas em lagoas são imperdíveis, como é o caso da Lagoa Funda (105 m de profundidade) e Rasa no sul da ilha, ou as Lagoas Branca, Seca, Comprida, Lomba e Negra. A Rocha dos Bordões, com salientes colunas verticais de basalto, ou o Morro Alto (o ponto mais alto com 914 m) com vista para a floresta de Laurissilva, juntamente com o Poço da Ribeira do Ferreiro ou o Miradouro do Portal completam a lista as principais sugestões, numa ilha que é também ponto obrigatório para a observação de aves migratórias, especialmente na Lagoa Branca, e ideal para a prática de canionismo.

 

 

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Direção Regional de Empreendedorismo e Competitividade

Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores

Moradas:

São Miguel - Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, nº 6, 8º piso, 9500-119 Ponta Delgada

Terceira - Rua Direita, nº 52, 2º piso, 9700-066 Angra do Heroísmo

Lisboa - Av. Elias Garcia, nº 57, S/L, 1049-017 Lisboa