O Grupo Celeste fez a assinatura do Pacto Climático de Guimarães, iniciativa promovida pelo Município de Guimarães que tem como objetivo envolver os cidadãos, empresas, instituições e o município numa ação para a descarbonização do território, tendo em vista a neutralidade climática em 2030.

A empresa portuguesa, com mais de 50 anos de experiência na área da indústria de panificação e pastelaria, implementou várias práticas sustentáveis como a implementação de painéis fotovoltaicos nas duas unidades industriais, localizadas em Guimarães e Vizela.

No total, serão cerca de 1000 painéis solares em cerca de 2600 metros quadrados. A iniciativa está a ser executada em parceria com a multinacional Helexia e terá 560 kWp de potência instalada, o que se traduz para uma produção anual de 753 MWh, evitando a emissão de 340 toneladas de CO2 anualmente. A medida vai permitir uma cobertura de cerca de 25% das necessidades energéticas do grupo.

«Compreendemos a relevância da sustentabilidade e transição energética, sobretudo nesta indústria. Com estas medidas pretendemos conseguir outra independência energética para operarmos de forma mais sustentável, aumentando consequentemente a nossa notoriedade e competitividade no mercado. Todas as medidas implementadas, desde a instalação de painéis solares em duas unidades ao aumento gradual do número de viaturas elétricas que pertencem ao grupo, mostram o compromisso que o Grupo Celeste estabeleceu para alcançarmos todos um futuro mais sustentável», explica Marta Mendes, Diretora Técnica do Grupo Celeste.

Todas as unidades do grupo já sofreram também uma remodelação em termos de iluminação, utilizando agora apenas luz LED.

No que diz respeito ao equipamento, o Grupo Celeste tem vindo a investir em upgrades ou substituição de maquinaria, de forma a tornar todos os processos mais eficientes.

Relativamente aos automóveis que são utilizados no grupo, é possível verificar uma reorganização da frota, havendo ainda o número de veículos elétricos e híbridos.