A ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas  fez um comunicado a contestar a decisão de proibição de venda de bebidas alcoólicas após as 20h00, nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados.

“Esta medida está a causar um enorme prejuízo ao sector vitivinícola, uma fileira que impulsiona a economia nacional e contribui para a manutenção das comunidades rurais e ordenamento do território, para além de levar bem longe o nome de Portugal”, refere a associação através do seu presidente, Paulo Amorim.

Diz a associação que 0s produtores mais pequenos de vinhos dependem das vendas para os restaurantes e garrafeiras especializadas e não têm apoio desde Março.

“Os produtores médios e grandes, que também vendem para a distribuição moderna, tinham conseguido, até Setembro, equilibrar a faturação com os supermercados e hipermercados (embora sacrificando substancialmente as suas margens), mas a proibição de venda de bebidas alcoólicas após as 20h00 constituiu uma machadada brutal na sua atividade”, explica a ANCEVE.

Com a capacidade de exportação afetada pela pandemia, as medidas de proibição afetaram muito negativamente a tesouraria, a manutenção dos postos de trabalho e o cumprimento das obrigações com os funcionários e com o Estado.

“A proibição de venda de bebidas alcoólicas após as 20h prejudica indubitavelmente os consumidores, que desejam efetuar as suas compras no horário pós-laboral. É uma medida discriminatória, que deveria ser revista de imediato, pois não faz qualquer sentido, no momento atual”, reitera Paulo Amorim.