No âmbito da terceira Conferência do Vinho Com Moderação, Sector do Vinho assinou a Declaração de Princípios contra as políticas anti álcool. A ACIBEV, AEVP, ANDOVI, CAP e FENADEGAS realçaram a importância da produção de vinho para a manutenção das comunidades rurais e ordenamento do território, a criação de emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental. Rejeitam assim medidas legislativas que, sem evidência científica, possam pôr em causa a sustentabilidade económica e social do Sector.
Lembraram ainda que o vinho é uma parte integrante da vida e cultura Europeias e é apreciado por milhões de pessoas na Europa e no mundo. Para a esmagadora maioria dos consumidores os produtos vitivinícolas representam uma bebida agradável para ser desfrutada com moderação e apenas uma minoria abusa dos produtos alcoólicos de forma prejudicial para si própria e para aqueles que os rodeiam. Assim, o Sector não apoia qualquer medida legislativa que ataque o consumo de álcool per si e não os comportamentos de consumo de risco.
As Signatárias referiram também que partilham das preocupações da comunidade mundial de saúde sobre o consumo abusivo e nocivo de álcool e estão empenhadas em dar a sua própria contribuição, através da implementação em Portugal do programa europeu Wine In Moderation (Vinho Com Moderação), considerado um dos melhores programas implementados no âmbito do Fórum Europeu Álcool e Saúde.
Consideram absolutamente fundamental que se aposte mais a nível nacional na sensibilização, formação e educação de todos os intervenientes (consumidores, jovens, pais, profissionais da restauração e distribuição etc.)