O restaurante Populi, no Terreiro do Paço em Lisboa, vai ficar a cargo do genovês Giorgio Damasio, que já é chef da Mercantina, na Praça de Alvalade.
“A Mercantina tem a casa arrumada, a trabalhar a velocidade cruzeiro e em menos de um ano conquistou uma reputação sólida no mercado. O Populi vai dar-me a oportunidade de trabalhar uma cozinha com uma carga diferente de sofisticação, portuguesa, moderna. De fusão sem confusão”, diz o novo chef executivo.
Defensor de uma cozinha, em que algumas receitas têm por base a tradição gastronómica italiana, como por exemplo o pesto que faz segundo a receita da sua avó, destaca a qualidade dos produtos, sobretudo, os mariscos, os peixes, as carnes, os queijos e os azeites. Sobre a sua chegada ao Populi, onde é ajudado por Ricardo Estevas, Damasio destaca a frescura da sua cozinha e a absoluta não estandardização de produtos e pratos: “Sou um chefe muito presente, tanto no comando da cozinha como na parte criativa para a elaboração de novos pratos. O foco é a manutenção da qualidade e a conquista de novos clientes”.
E acrescenta: “O Populi vem relembrar-me o conceito de como se deve servir com tempo, uma experiência que ficou adormecida, por durante muitos anos tinha de servir muitas pessoas rapidamente. Enquanto chef valorizo muito estar presente, ver as pessoas saírem felizes e satisfeitas do restaurante e com vontade de voltar”.
Giorgio Damasio acentua ainda as influências dos chef’s com que se tornou um cozinheiro de eleição, como o foram Franco Luise no restaurante Cipriani, do Hotel Lapa Palace e antes no restaurante italiano do Reid's, no Funchal, e Augusto Gemelli.
Giorgio Damasio nasceu em Génova, Itália, e está em Lisboa desde 2000. É casado com uma portuguesa, também profissional de cozinha e tem duas filhas. Fez o curso de Ciências Políticas em Génova, especializando-se em Política Internacional. Em vez de seguir a carreira académica, decidiu mudar de vida por completo e entrar para um restaurante local. Estagiou no Cipriani de Veneza e foi, em 1996, para o Reid's, no Funchal. Em 1998, mudou para o Méridien de Roma, e depois para o Lapa Palace, primeiro como chefe do Cipriani e, em 2004, como chefe do hotel. Está desde 2013 a liderar a cozinha da Mercantina e, agora, assume o comando da do Populi.