Eleito recentemente pelo influente site de gastronomia norte-americano The Daily Meal, como um dos melhores restaurantes de enoturismo do mundo, a Herdade do Esporão renovou as suas sugestões para a estação Outono/Inverno.
Para o Chefe Miguel Vaz, o objetivo é criar “uma cozinha de Terroir em que os produtos da nossa Horta e de fornecedores locais assumem uma importância cada vez maior”.
Na Carta de Outono/Inverno dominam os produtos típicos da época, como a abóbora, os cogumelos e as maçãs Bravo de Esmolfe DOP. A caça é também privilegiada, com pratos concebidos de forma a enaltecer os sabores ricos das carnes de caça. As técnicas de confecção destes pratos combinam a tradição da cozinha alentejana, como o uso do forno a lenha e de vinhos em temperos.
Para as entradas, as sugestões desta Carta levam-nos a redescobrir o típico sabor da perdiz, com uma Terrina de Perdiz, Compota de Cebola e Licoroso, uma receita inspirada na Perdiz à Convento de Alcântara, cuja história remonta às invasões francesas. A viagem continua, desta vez com uma Visita à Horta.
Entre os pratos de peixe, o destaque vai para o Bacalhau Corado, cozido a baixa temperadura, acompanhado por Migas Negras e Cebola Crocante, inspirado num prato tradicional da região, as Migas Gatas, agora reeinventado. Também o tradicional Polvo não falta à mesa, acompanhado com Batatas de Coentrada e preparado no típico forno a lenha com vinho tinto.
Nas carnes, imperam os sabores dos animais de caça e das carnes típicas alentejanas, como Bife do Lombo de Carnalentejana DOP em Boa Companhia, Porco Preto Confitado e Grelhado na Lenha acompanhado por Batatinhas Salteadas com Tomate seco ao sol e Azeitonas, um Peito de pato assado na frigideira com Puré de aipo e Maçã assada ou Peito de pombo Torcaz, Cevada Perolada e Cogumelos.
Os doces são a última paragem desta viagem às raizes, com sugestões típicas do Alentejo, onde se destacam iguarias como a Selecção de Queijos Alentejanos acompanhados de compota, nozes e finas tostas de pão, o Strudel de frutos de Outono com nata ácida ou a surpesa Partindo do Convento, onde é reinterpretada a clássica sericaia cozida como um soufflé, servida com gelado de frutos secos e compota de marmelo.