A propósito do Dia Mundial de Lavar Mãos, que decorreu a 15 de Outubro, a Unilever divulgou os resultados do programa “Ajude uma criança a chegar aos 5”. Este programa tem como principal missão trazer proteção, segurança e saúde através do hábito de lavar as mãos com sabonete, com o objetivo de reduzir o número de mortes, abaixo dos cinco anos de idade.
Thesgora, na Índia, foi a aldeia escolhida para o projeto piloto da Unilever. Esta aldeia apresentava uma das maiores taxas de diarreia no país, associada à falta de qualidade de saúde e higiene. Os bons resultados da ação permitiram à marca prosseguir com a internacionalização do projecto para outras aldeias e comunidades, espalhadas por 17 países.
Samir Singh, vice-presidente da Lifebuoy, considera que “lavar as mãos com sabonete é uma das mais eficientes e económicas formas de prevenir doenças como a pneumonia ou a diarreia. Todos os anos cerca de 3,5 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem em decorrência de diarreias e infeções respiratórias agudas, como a pneumonia. Já conseguimos ensinar 130 milhões de pessoas a mudar os seus hábitos. No entanto, ainda temos um longo caminho pela frente, já que o nosso objetivo é chegar a mil milhões de pessoas até 2015”.
Pelo facto de a marca Lifebuoy não existir em Portugal, a Unilever Jerónimo Martins promoveu juntos dos seus colaboradores esta campanha, sensibilizando-os como lavar as mãos e prevenir a gripe.