MelhorArroz2013 pratoO Melhor Arroz de Portugal 2013 é o prato “Texturas de Risoto com Vieiras”, cozinhado no Hotel Rural Quinta de Samaiões, em Chaves, segundo a opinião do júri deste concurso que reuniu mais de mil receitas e que a grande final, na sede da Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal.

O Chef Vítor Adão, do Hotel Rural Quinta de Samaiões, o grande vencedor do concurso, comentou o prémio: "Este tipo de eventos são muito bons para promover os restaurantes que não são conhecidos e para dar a conhecer os produtos da Unilever Food Solutions. Vir ao concurso, por si só, já é muito bom, gostei muito da interação e da aprendizagem, já que o júri nos deu a sua opinião. Este concurso vai abrir portas, mão só ao vencedor, mas também aos 5 finalistas. A região Norte, em particular Chaves, é muito esquecida e isto vai beneficiar toda a região".

O júri, composto por dois Chefs das Equipas Olímpicas de Culinária, entidade parceira do evento e um Chef da Unilever Food Solutions apuraram o vencedor, de entre cinco candidatos: Hotel Rural Quinta de Samaiões (Chaves), Cais da Estação (Sines) - Arroz de Lingueirão com choco, Restaurante Vilamanjar (Sobral de Monte Agraço) - Arroz de pato com ervas de Provença, A Estrela da Mó (Vila Nova de Poiares) - Arroz Perfumado Terra Mar e Restaurante Corta Mar (Esposende) - Arroz de Marisco, - Texturas de Risoto com Vieiras.

O concurso foi organizado pela Unilever Food Solutions (UFS) e, ao longo de oito semanas, mais de 1000 receitas estiveram a votos na página de facebook criada especificamente para o evento. Numa primeira fase, os restaurantes inscreveram-se no site da UFS, sendo criado automaticamente um perfil do restaurante e do prato, divulgado na página de facebook do evento. Aqui, mais de 40 mil pessoas votaram no seu prato favorito, apurando os cinco finalistas que disputaram hoje o prémio. Ao votar na página de facebook, cada pessoa habilitava-se automaticamente a um prémio semanal e a um prémio final.

“O concurso Melhor Arroz de Portugal 2013 foi promovido pela UFS, com o objetivo de chegar aos dois targets: consumidor final e restaurantes. O incentivo para o consumidor final esteve na participação, nos sorteios semanais e no prémio final, para os restaurantes a iniciativa deu-lhes uma forte presença nos meios digitais e, estamos certos, de que foi uma importante forma de se divulgarem e aumentarem a sua visibilidade. Aproximámos os consumidores dos restaurantes, através de experiências gastronómicas que reúnem tradição e inovação em torno de um produto muito apreciado em Portugal como é o arroz. Embora a UFS trabalhe exclusivamente para o canal HORECA, pareceu-nos fundamental desenvolver uma ação que fosse, também, direcionada para o consumidor final apoiando, assim, a restauração. Os números da adesão, com mais de 1000 pratos a concurso e mais de 40 mil votantes, demonstram que o objetivo foi claramente atingido”, considera Carla de Sousa Pereira, diretora da UFS.

O Hotel Rural Quinta de Samaiões vai receber um prémio de 1000€, um Selo de Vencedor e decoração no valor de 500€. Ao segundo e terceiro classificado será entregue um Selo de Menção Honrosa, um prémio de 250€ e caixas de arroz Bom Sucesso. Os dois restantes finalistas, que ficaram em quarto e quinto lugar, recebem um cabaz de produtos UFS no valor de 100€ e caixas de arroz Bom Sucesso.

  Classificação (restaurante, cidade e prato):

1º Hotel Rural Quinta de Samaiões (Chaves) - Texturas de Risoto com Vieiras

2º Cais da Estação (Sines) - Arroz de Lingueirão com choco

3º Restaurante Vilamanjar (Sobral de Monte Agraço) - Arroz de Pato com Ervilhas

4º A Estrela de Mó (Vila Nova de Poiares) - Arroz Perfumado Terra Mar

5º Restaurante Corta Mar (Esposende) - Arroz de Marisco