A campanha de colheita das uvas Dona Uva já arrancou nos campos de Alcanhões, com a variedade Cardinal a marcar o início de uma temporada que se estende até novembro.

Sob o mote “Eu escolho Dona Uva”, a marca desafia os consumidores portugueses a procurarem, nas prateleiras dos supermercados, a produção nacional.

A Dona Uva, marca da organização de produtores Frutalmente, mantém este ano uma presença discreta nos pontos de venda: o nome surge na etiqueta, ainda que a embalagem seja da marca da grande superfície. Uma decisão que reflete os desafios enfrentados pelos produtores e o esforço por manter uma identidade própria num mercado cada vez mais concentrado.

“A produção nacional enfrenta desafios crescentes, mas continuamos empenhados em garantir uvas de qualidade, com práticas responsáveis e respeito pela sazonalidade. Na Dona Uva quem manda é a natureza, preservamos as variedades tradicionais, sem esquecer a inovação e as tendências de mercado. Nesta campanha temos um desafio acrescido, incentivar o consumidor a procurar a nossa etiqueta, nas embalagens das grandes superfícies da moderna distribuição. Somos Dona Uva e continuamos a contar a nossa história para sermos a opção de escolha dos nossos clientes!”, afirma Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente.

Com cerca de 170 hectares de produção distribuídos pelo Ribatejo, Oeste e Alentejo, a Dona Uva oferece tanto variedades com grainha como sem grainha, garantindo diversidade ao longo da campanha. Fundada em 2012 e reconhecida como Organização de Produtores em 2013, a Frutalmente é também responsável pela marca Adoora, dedicada a frutas como pêssegos, ameixas, nectarinas, figos, romãs e dióspiros.