Novos hambúrgueres, conservas de peixe, um prego de boi bravo e uma carta de águas são algumas das sugestões da nova Ementa da Tarde que a Oficina do Duque introduziu. A partir de 15 de Abril a Oficina do Duque estreou um novo horário: das 16h00 às 20h00. Das 19h às 24h, como antes, há jantares. Para trás, ficam os almoços. «É uma altura em que as pessoas estão mais descontraídas e acabam por tirar mais partido do que comem. Há tempo de sobra para desfrutar e provar. E o conceito português de “petisco” presta-se muito bem a isso», afirma o chef Rui Rebelo.
O Hambúrguer com Molho de Macieira, entretanto feito estrela à hora de almoço da Oficina, já não está sozinho nesta versão de fim de tarde. Há duas novas propostas: o Hambúrguer e Maionese à Espanhola e o Hambúrguer Toucinho e Agrião. Novo, também, é o Prego de Boi Bravo no pão caseiro da Oficina, com Molho de Três Mostardas. Há ainda um Torricado de Legumes Assados e Peixe em Conserva com Salada ou Batata e Ervas de Cheiro. Rui Rebelo traz também para a mesa reinterpretações de pratos tradicionais portugueses, em versão petisco: é o caso do Pastel de Bacalhau à Brás e da Bola de Arroz de Pato. Batatas fritas caseiras, salada portuguesa e uma selecção de queijos nacionais completam a oferta, nas comidas.
A Oficina preocupa-se assim em exibir aos turistas, que regulamente passam nas escadinhas entre o Rossio e o Bairro Alto, a qualidade da gastronomia portuguesa. «Sentimos como um privilégio poder dar a provar alguns dos melhores produtos que Portugal tem e mostrar que somos um país de gente com muita capacidade», conclui o chef.
A Ementa da Tarde inclui ainda novas propostas para refrescar, como a carta de águas, que inclui Água das Pedras servida com Pepino e Zimbro, com Tomilho e Pimenta Rosa ou com Malagueta e Gengibre. Há ainda Chá Gelado de Menta e Gengibre e um cocktail de Vodka Absolut, kumquat e manjericão.