O Menos Sal Mais Sabor a Vida vai estar no Dolce Vita Tejo, no dia 23 de Fevereiro a partir das 18h00, a promover uma aula de culinária com o chef Fábio Bernardino que visa alertar a população para a necessidade de reduzir o consumo de sal/sódio no sentido de prevenir a Hipertensão Arterial, principal fator de risco do Acidente Vascular Cerebral.
Este evento será precedido por uma ação informativa sobre o Menos Sal Mais Sabor a Vida a decorrer nos dias 21 e 22 nas estações do Marquês de Pombal e do Cais do Sodré do Metropolitano de Lisboa. Nestes dias serão distribuídos folhetos informativos sobre a temática da prevenção da doença cardiovascular e sobre o site www.menossal.com e a página www.facebook.com/clubemenossal, ferramentas on-line desenvolvidas com o objetivo de alertar e informar a população.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e de incapacidade no adulto em Portugal e a Hipertensão Arterial (HTA) é um dos seus principais fatores de risco. Atualmente a HTA atinge mais de 40% dos portugueses (cerca de 4 milhões). O Menos Sal Mais Sabor a Vida surgiu da necessidade de agir perante este flagelo e tem por objetivo informar a população sobre os riscos da hipertensão e sensibilizar para a importância da prevenção e controlo da mesma através da alimentação, principalmente em Portugal onde o consumo de sal/sódio em o dobro do recomendado nos adultos e o quadruplo nas crianças. Criada pela Jaba Genéricos, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, esta campanha de sensibilização tem trabalhado em parceria com os cuidados primários de saúde percorrendo as Unidades de Saúde Familiares do país onde tem realizado várias atividades com chefs de cozinha e nutricionistas e distribuído informação, dirigidas aos profissionais de saúde e à comunidade.