A utilização da rolha de cortiça nos vinhos ajuda no crescimento das vendas, de acordo com o mais recente estudo da AC Nielsen, que analisou os últimos quatro anos. A análise da evolução de vendas do TOP 100 de marcas premium nos EUA indica que foi registado um crescimento de 30% na quota de mercado dos vinhos com rolha de cortiça em comparação com 9% de aumento de vendas nos vinhos com vedantes alternativos.
Carlos Jesus, director de comunicação e marketing da Corticeira Amorim, destaca que “estes números são encorajadores pois os EUA são um mercado muito relevante para o sector da cortiça e um importante definidor de tendências a nível internacional. Sendo actualmente o maior mercado mundial consumidor de vinho, estes dados são ainda mais relevantes se tivermos em conta que os EUA apresentam um grande potencial de crescimento de consumo per capita.”
Se analisadas as vendas anuais por marca regista-se um aumento de 7% nos vinhos com rolha de cortiça relativamente ao ano anterior, praticamente duplicando o crescimento global do TOP 100 de marcas premium, na ordem dos 4%. O preço médio dos vinhos com rolha de cortiça foi de $ 12,99, um valor superior em $ 4,09 (+ 46%) ao dos vinhos vedados com vedantes alternativos.