A Nutrifarms, pertencente ao Grupo Sovena, e o Centro de Inovação MAAVi da Kimitec, assinaram um acordo de colaboração, com vista a superar os desafios agronómicos do olival rumo ao resíduo zero.

"Acreditamos que este acordo com o MAAVi Innovation Center vai permitir acelerar o conhecimento e o desenvolvimento de novas soluções naturais de resíduos zero, específicas para a olivicultura e será mais um passo no nosso caminho para a sustentabilidade. Estamos certos de que este trabalho conjunto nos permitirá obter soluções avançadas que podem beneficiar todo o setor nos diferentes desafios agrícolas", refere Vasco Cortes Martins, Managing Director da Nutrifarms.

O MAAVi Innovation da Kimitec irá pesquisar e desenvolver soluções personalizadas adaptadas às necessidades agronómicas da Nutrifarms para o controlo de pragas e doenças na colheita, a redução do impacto ambiental, a gestão eficiente da água e o aumento da produção e da qualidade da colheita.

"Queremos acompanhar a Sovena na sua transição para uma produção completamente livre de resíduos nos próximos anos", afirma Felix Garcia, Diretor Geral da Kimitec.

Devido às novas estratégias e políticas europeias e mundiais, que visam reduzir a aplicação de produtos químicos de síntese nas culturas, a procura de soluções naturais igualmente eficazes e económicas é uma prioridade para os produtores que precisam de manter a produtividade e a rentabilidade das suas culturas.

A mudança no sistema alimentar deve ser acompanhada de ferramentas para os agricultores e produtores, para que possam responder ao novo cenário regulamentar sem pôr em causa a sua viabilidade económica, dizem.

No que diz respeito aos produtores, o MAAVi Innovation Center criou o MAAVi Lab, que coloca à disposição de todos, independentemente da sua dimensão, o seu centro de I&D&I, onde podem encontrar soluções reais para os seus problemas quotidianos, graças aos mais de 15 anos de experiência da Kimitec no estudo de compostos naturais e ao potencial do maior centro de biotecnologia da Europa.

O que é um MAAVi Lab?

Um MAAVi Lab é uma oportunidade para colocar "em cima da mesa" um problema - seja no sector agrícola, da pecuária, da aquicultura, da agroindústria, da cosmética, entre outros. - e trabalhar em conjunto para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis. Atenuar as perdas, aumentar a produção e integrar a biotecnologia e todos os recursos de um centro de investigação nas diferentes exigências do sector. Alcançar o resíduo zero, a sustentabilidade nos processos, a procura de moléculas naturais para substituir as de síntese química são alguns dos principais objetivos destes projetos estratégicos promovidos pelo MAAVi em conjunto com empresas empenhadas na mudança.  

Um desafio de investigação e desenvolvimento onde o MAAVi Innovation Center, o maior centro de biotecnologia da Europa dedicado à agricultura natural, inaugurado pela Kimitec em 2019, com uma equipa de mais de 80 cientistas e investigadores, trabalha todos os dias para e com clientes que partilham a sua visão: mudar a forma como os alimentos são produzidos e substituir os produtos de síntese química por soluções naturais.