“Carbonara de cascas de cenoura e courgette”, “folhado de cascas de batata doce e canela” e “bolo de laranja com casca” são algumas das receitas que podem ser encontradas no E-Book “As minhas Receitas Stop Food Wast Day”, disponibilizado gratuitamente pela Eurest no Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano, a nível mundial, são desperdiçados.

Para sensibilizar os portugueses para a temática do desperdício alimentar, a Eurest Portugal desafiou os seus chefs a criar e partilhar receitas simples, inovadoras ou com tradição gastronómica, utilizando partes de alimentos que normalmente são desperdiçados através do E-Book de Receitas.

desperdicio alimentar

“Esta iniciativa surge no âmbito do Stop Food Waste Day, uma iniciativa do Grupo Compass|Eurest Portugal. Este E-Book “As minhas Receitas Stop Food Wast Day” , que está disponível no site da Eurest, poderá não só aguçar-lhe o apetite, mas também ajudá-lo no combate ao desperdício alimentar, que é uma responsabilidade de toda a sociedade!”, afirma Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest Portugal.

O desperdício alimentar é um dos nossos pilares da sustentabilidade. Por isso, esta certificação vem confirmar o nosso compromisso na redução do desperdício alimentar edível e a redução do uso de embalagens descartáveis de utilização única, ao longo de todo o processo de produção de refeições”, diz Henrique Leite. “A Eurest foca-se onde pode ter maior impacto no sistema alimentar global de forma sustentável. Desta forma, marcámos e pretendemos continuar a marcar a diferença no mercado onde atuamos. Nos últimos quinze anos, o projeto “Consumo Consciente, Respeita o Ambiente” foi um marco que ditou a evolução de todo o nosso trabalho com impacto direto na redução do desperdício alimentar, do qual nos orgulhamos muito, tendo sido reconhecido nacional e internacionalmente. Por isso, 2022 será um ano em que vamos dar continuidade à implementação do Sistema de Gestão para Minimizar o Desperdício Alimentar, aumentando o leque de unidades de restauração Eurest que dele fazem parte”, refere o Diretor Geral da Eurest Portugal.

O combate ao desperdício alimentar é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do Grupo Compass, a que pertence a Eurest Portugal, empresa líder em serviços de alimentação e que acaba de receber a certificação de Sistema de Gestão para Minimizar o Desperdício Alimentar (SG-MDA,) atribuída pelo Bureau Veritas.