Qual é a diferença entre “consumir até” e "consumir de preferência antes de" nos rótulos dos meus alimentos?

Existem regras de higiene alimentar que devo seguir em casa para manter a minha família segura? Devo preocupar-me com os aditivos alimentares? Estas são algumas das questões colocadas pelos consumidores europeus que a campanha #EUChooseSafeFood tem vindo a responder, traduzindo a ciência por detrás da segurança alimentar da UE.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) estão a dar início à segunda edição da campanha, que vai cobrir novos tópicos.

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha, que visa ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos.

Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE comentou que a campanha “irá reforçar positivamente a confiança dos consumidores no sistema de segurança alimentar da UE, que é apoiado por evidência científica e, como tal, a geografia alimentar mais segura do mundo. Esta campanha fortalece ainda a cooperação em curso entre todas as partes interessadas, a EFSA e a ASAE, enquanto Autoridade de Segurança Alimentar responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e seu ponto focal nacional”.

Visando principalmente os cidadãos europeus entre os 25 e os 45 anos, a campanha irá também explicar o papel da EFSA e o seu contributo para a regulamentação europeia que protege os consumidores e todos os elos em toda a cadeia alimentar.