FOTO DE GONCALO VILLAVERDE

A dar cartas no mundo vinícola desde 2013, a Parceiros na Criação é uma empresa familiar que tem vindo a comercializar o h’Our, um vinho bem aceite tanto em Portugal como nos países para onde exporta os seus produtos.
 
Segundo os responsáveis pelo projeto, a “Casa da Esteira” é a natural evolução. Está num patamar acima da marca h’Our, estando o valor comercial situado nos €17 enquanto o h’Our é comercializado na casa dos €9,90.   
 
Com um Reserva Tinto de Vinha Velha de 2014, um Reserva Branco e um Touriga Nacional monocasta de 2015, a presença da nova marca é ainda a vontade de consolidação da PNC no mercado dos vinhos e junto dos consumidores.
 
Com exceção do Reserva Branco, que vai estar disponível no final do ano, o Reserva Tinto e o Touriga Nacional já podem ser encontrados no mercado.
 
Casa da Esteira
 
A arquiteta Rita Peres Vicente, do Taini Creative Studio, é a responsável pelo grafismo e o design, que criou o símbolo através da união de dois “J” (de João e Joana), dando origem a mais dois traços, representando os dois filhos do casal, sendo o resultado a imagem de uma casa.
 
Já o nome Casa da Esteira vem da forma como a casa de João Nápoles de Carvalho e Joana Pratas, na Quinta de Montravesso, no Douro, é conhecida. Segundo Joana Pratas, a Casa da Esteira é “o nome que elegemos para a nova marca da Parceiros. Casa da Esteira: assim é conhecida a casa onde vivemos, uma casa cujas portas são protegidas do sol por esteiras; uma casa erguida por entre vinhas e vales, na Quinta de Montravesso, a poucos quilómetros da aldeia de Barcos, no concelho de Tabuaço, em pleno Douro vinhateiro. Mais do que um espaço físico, a Casa da Esteira representa a união de quatro elementos, que somos nós: o João, eu e os nossos filhos, a Teresinha e o António.
 

 

Casa da Esteira – Reserva Tinto 2014

Casa da Esteira Reserva tinto 2014

 
Fruto de 100% de vinhas velhas, onde se encontra uma mistura de Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Sousão, Tinta Francisca, entre outras,  a sua cor é vermelho rubi. O aroma é de carácter profundo e amplo de fruta madura fresca e ligeiras notas fumadas e tostadas, muito bem integradas, conferindo uma complexidade notável. Quem provar este néctar, depara-se com volume, uma estrutura elegante, com taninos presentes macios e com uma textura obtida pela concentração de frutos pretos bem suportados pela mineralidade.


Casa da Esteira – Touriga Nacional 2015

Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015 Maqueta

100% de Touriga Nacional, apresenta a cor vermelho rubi, com um aroma fresco, sedutor e com notas de mirtilo, ameixa e frutos silvestres, acompanhado por notas florais subtis. A nível do palato, é elegante e sobressai os taninos polidos que lhe conferem uma estrutura e corpo com uma acidez natural.