The Museum, o novo restaurante efémero da ONA abriu as portas no Largo da Trindade em Lisboa.

O novo conceito promete uma experiência culinária por um período limitado de tempo, onde participam as novas gerações de chefs nacionais e internacionais, com ingredientes locais e uma comunidade de produtores da região.

Situado em frente ao Teatro da Trindade, no Bairro do Chiado, The Museum surge como fruto de uma colaboração entre a ONA, The Art Gate e as curadoras de arte Leonor Carrilho e Joana Valsassina, responsáveis pelas exposições patentes no hotel.

Além da galeria de arte, nas estantes do restaurante e do lounge vão estar expostos jarras com vegetais, plantas e especiarias – o que deu origem ao nome The Museum.

ONA, que significa “onda” em Catalão, foi criada por Luca Pronzato em 2019. O jovem francês, que trabalhou anteriormente no restaurante Noma em Copenhaga, explica o conceito, que se baseia na criatividade e efemeridade: Estes formatos de restaurantes temporários são cada vez mais uma tendência de consumo, em que os clientes procuram experiências únicas que não vão poder repetir. Com a ONA, estamos a criar uma comunidade de chefs de culturas diferentes, produtores de alimentos e de vinho que, juntos, vão surfar esta nova onda de eventos emocionante, em vários pontos da Europa ao mesmo tempo.”

Este Pop-Up dá a possibilidade de conhecer o restaurante, uma loja de vinhos, jantar à mesa dos chefs, tomar um cocktail no lounge e visitar uma galeria de arte contemporânea. Criamos experiências efémeras em lugares e restaurantes inesperados. Redesenhamos os espaços, criamos uma atmosfera, criamos uma nova equipa e uma nova identidade,” afirma Pronzato.

Com uma mesa redonda de 12 lugares e mais 6 lugares na mesa do Chef, dentro da cozinha, o restaurante oferece um menu de degustação de 10 momentos 5 dias por semana (de quinta à segunda-feira).

ONA The Museum

Uma equipa de três jovens chefs de Lisboa, Bilbao e Rio de Janeiro criará uma experiência única para os convidados, utilizando ingredientes portugueses provenientes de uma comunidade de produtores da região de Lisboa.

Uma biblioteca de vinhos, com uma seleção dos melhores vinhos orgânicos, feitos por produtores nacionais e internacionais, uma montra da comunidade de produtores, distribuidores, bares e lojas de vinho do país, ocupa uma das paredes do ‘lounge’.

Com The Museum vamos mais uma vez dar aos jovens chefs e sommeliers uma plataforma para desenvolver a sua criatividade, e dar a conhecer os produtores locais”, partilha Patrícia Pombo, responsável pelo projecto em Lisboa. “ONA é a celebração desta comunidade de talentos e produtores, todos reunidos para criar uma experiência culinária memorável para os nossos hóspedes, sempre diferente, sempre única.”

A equipa de chefs: Micael Duarte (ex Prado e Taberna do Mercado) Iñaki Bolumburu (ex Nerua e Noma), Mariana Schmidt (ex-Laisai e Mugaritz), e Edgar Bettencourt (ex Feitoria) é liderada por Patrícia Pombo (Project Manager & Sommelier, ex ONA at the Beach), que na sala conta com Nora Garberson (Service manager, ex ONA Basel).

O menu conta também com wine pairing e cocktails, criados pela jovem mixologista, Constança Cordeiro (Toca da Raposa), feitos com ingredientes sazonais, de preferência encontrados na floresta.

A ONA já abriu quatro pop-ups: Ona at the Beach na Costa de Caparica, Basel on Fire na Suíça, L’Appart em Paris e Ona Zermatt, at the rex, em Zermatt.

Cada pop-up é criado à medida pela equipa da ONA e oferece uma experiência única graças à seleção de produtos locais de produtores nacionais, assim como mobília e decoração escolhida localmente.

As marcações são obrigatórias através do site da ONA:

https://onalisbon.dinesuperb.com/