Escolher, demolhar e cozer o bacalhau parecem três tarefas simples. Ainda assim, há dicas que ajudam a conseguir o melhor resultado para obter o bacalhau cozido à moda da tradição portuguesa.

 

Estima-se que 29% do total do consumo de bacalhau em Portugal ocorra na época natalícia e que, na noite da Consoada, sejam comidas entre 4 mil e 5 mil toneladas de bacalhau, sendo que 70% é capturado na Noruega. 

 

Um bacalhau seco e salgado inteiro aproveita-se na íntegra, correspondendo cada parte a receitas diferentes, e ainda cresce cerca de 35% durante o processo de demolha!

 

 Bacalhau da Noruega2

 

Como preparar então o bacalhau?

 

Para ser um excelente bacalhau não precisa de ser o mais caro da loja. Escolha um bacalhau bem seco, com boa altura junto à espinha central, de cor palha e feito a partir de peixe fresco.

 

O verdadeiro Bacalhau é da espécie Gadus Morhua e vem do Mar da Noruega. As imitações até podem não ser más, mas não são a mesma coisa. Peça para o cortarem às postas.

A duração do processo de demolha depende da espessura do peixe e da sua cura, demorando habitualmente cerca de 48 horas. Para obter o resultado perfeito, siga estas instruções:

 

  • Retire o excesso de sal das postas em água corrente.
  • Coloque o peixe numa recipiente grande com três vezes mais água do que peixe, mantendo-o num ambiente fresco, a cerca de 6-8°C, durante todo o processo (pode fazer a demolha no frigorífico). 
  • As postas deverão ser colocadas com a pele virada para cima.
  • Troque a água do recipiente a cada oito horas. O peixe deverá estar pronto a ser cozinhado após 48 horas. Pode retirar as postas mais finas da demolha mais cedo.
  • Caso queira congelar o peixe depois de demolhado, escorra as postas e seque-as bem (com papel absorvente ou um pano) antes de as congelar.

Coloque água a ferver numa panela, com altura suficiente para cobrir o bacalhau. Assegure-se de que a posta não está congelada.

 

Quando a água estiver a ferver, coloque o bacalhau, tape a panela, desligue o fogão e aguarde 10 a 15 minutos, dependendo da altura da posta. Sim, leu bem. Tem de desligar o fogão quando colocar o bacalhau na água a ferver.

 

Não “estrague” o bacalhau cozendo-o desnecessariamente! O processo irá garantir um bacalhau com lasca perfeita, suculento e saboroso. Escorra o bacalhau e leve-o à mesa de Natal.

Bacalhau da Noruega3

 

Seafood from Norway

 

O Bacalhau da Noruega foi, e pela 7ª vez consecutiva, a ‘Escolha do Consumidor’ em Portugal na categoria de Bacalhau Salgado Seco, concorrendo com origens como Canadá, Islândia e Pacífico.  

 

Os principais atributos foram o aspeto e a aparência, a boa relação qualidade-preço, o estado de conservação, a notoriedade da marca, o país de origem, a qualidade do produto, o tamanho, a altura e a espessura e por fim, a sustentabilidade do produto. 

 

 Portugal é o principal cliente da Noruega ligado à indústria do bacalhau, consumindo cerca de 70.000 toneladas de bacalhau seco salgado por ano, e isto deve-se à importância que este produto tem na cultura gastronómica nacional.

 

 A Noruega é o segundo maior exportador mundial de produtos do mar e é um país conhecido em todo o mundo pela forma sustentável como gere os seus recursos marinhos.

 

Os cardumes de bacalhau migram, percorrendo longas distâncias em águas límpidas e frias, desde o Mar de Barents até à costa norueguesa, um comportamento que contribui para o sabor e textura do Bacalhau da Noruega. A forma como lasca é única e a singularidade do seu sabor também se deve a uma alimentação composta por camarão, arenque, capelim e caranguejo.

 

A nova marca registada “Seafood from Norway” é um símbolo de origem para todos os produtos do mar da Noruega, sejam de aquacultura ou selvagens.

 

 

Com Omnicom Public Relations Group