A Vinalda vai passar a distribuir, em exclusivo, os vinhos Ilha, de Diana Silva, a mais jovem produtora da Madeira.

O desejo de regressar às origens, fez com que Diana Silva iniciasse um projeto com a casta autóctone Tinta Negra, mas para elaborar vinhos tranquilos. Em 2018 lançou a trilogia Ilha – um Tinto, um Blanc de Noirs (o primeiro da Região) e um Rosé, a que se juntou um Branco da casta Verdelho.

Diana Silva apostou em parcerias com seis pequenos viticultores das duas principais zonas produtoras da Região: Estreito de Câmara de Lobos (na costa sul) e São Vicente (na costa norte), sendo que os vinhos são produzidos na Adega de São Vicente. “Nenhuma casta ao longo dos séculos se adaptou tão bem como a Tinta Negra. É a nossa casta e produz vinhos únicos, ímpares”, diz a produtora.

O Diretor-Geral, José Espírito Santo, afirma que “a entrada na Vinalda deste projeto, em tudo inovador, é mais uma prova que estamos, cada vez mais, a apostar e apoiar jovens e pequenos produtores com projetos locais, de terroir, diferenciados de qualidade”, defendendo que “as grandes distribuidoras têm uma função importante em facilitar o acesso ao mercado de pequenos produtores que, de outra forma, teriam mais dificuldades”.

 

Por seu lado, Diana Silva assume que “é um orgulho enorme ter o nosso jovem projeto a ser distribuído pela mais antiga e icónica distribuidora portuguesa. Não poderia estar mais feliz por integrar uma estrutura como a Vinalda! É uma empresa de referência, que tem vindo a reforçar a sua força e modernização”.

O Ilha DOP Madeirense tem uma produção anual de cerca de 15 000 garrafas, divididas entre várias referências, com destaque para o Ilha Tinta Negra Blanc de Noirs, o Ilha Tinta Negra Tinto e o Ilha Verdelho.