A Quinta do Gradil, do concelho do Cadaval, começou uma campanha chamada “Um Gesto de Dar e Receber”. A campanha visa ajudar a Casa Abrigo, projeto desenvolvido pela ALAPA, uma instituição de solidariedade social de Torres Vedras que muito tem feito em prol de mulheres que vivem em situação de risco naquela localidade.
A campanha consistiu na troca de alimentos por vinho. Para participar bastou visitar a Quinta do Gradil e levar no mínimo três bens alimentares não perecíveis como por exemplo massas, arroz e ou conservas. No total foram entregues 100 garrafas de vinho às 100 pessoas que foram até à Quinta do Gradil e que, tal como os seus responsáveis, quiseram começar o ano de maneira diferente.
“Podermos contribuir com aquilo que produzimos e temos em quantidade e receber alimentos em troca para doar a quem mais precisa” foi o que conduziu a ação “Um Gesto de Dar e Receber” que agora termina e que em apenas dez dias conseguiu reunir 250 kg em alimentos. “Consideramos que foi um sucesso e que podemos pensar em mais iniciativas desta natureza. Esta afluência tão grande à nossa loja de vinhos traz-nos desta forma uma satisfação dupla” conta Luís Vieira, administrador da Quinta do Gradil, que acrescenta “se por um lado temos uma grande quantidade de bens alimentares para dar a quem precisa, por outro este resultado também significa que as pessoas gostam realmente de vinho”, conclui com satisfação.
A Casa Abrigo é um projeto inovador na região Oeste pois pretende garantir as condições básicas de vida (alojamento, alimentação, higiene e saúde), para além de um conjunto de atividades enquadradas em diferentes modalidades de intervenção de risco entre mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de filhos menores e sem outros recursos para além da institucionalização.