O Congresso Nacional do Azeite vai acontecer em Valpaços, no Pavilhão Multiusos, a 17 de maio.

 A sétima edição do evento organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços, traz três painéis com oradores nacionais e internacionais.

Olivoturismo/Oliturismo, uma realidade; Preço do Azeite: Mitos e Tabus; e Alterações climáticas, o futuro hoje, são os temas em debate.

Desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado a fasquia dos 1000 Milhões de Euros em 2023.

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, associação sem fins lucrativos sedeada em Moura, foi fundado em 1999 com a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do mundo. Conta atualmente com 28 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.

O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa integrada no Projeto OLI(V)ALL-IN que é cofinanciada por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e conta com um investimento de 46.551,01€.