Decorrem, até 30 de novembro, as inscrições para a participação no Concurso de Doçaria do Seixal, iniciativa que integra a Aldeia Natal e que pretende divulgar e promover a doçaria tradicional.

Podem participar pastelarias e padarias, doceiros particulares e, ainda, representantes de associações e coletividades. O prémio a atribuir ao vencedor, no montante de 500 euros (em cartão de compras), será oferecido pelo município do Seixal, sendo atribuído também um Prémio Turismo, a cargo da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Serão entregues certificados de participação a todos os concorrentes.

seixal concurso

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «esta é outra forma de apoiar o nosso comércio local, sendo que, desde que haja imaginação, existem muitas maneiras de criar sinergias e, desta forma, mobilizar as várias áreas da sociedade civil».

Cada concorrente deverá entregar um exemplar do doce (ou doces) para apreciação do júri e exposição ao público. Os doces deverão ser entregues, obrigatoriamente, até às 14.30 horas do dia 10 de dezembro, nas instalações da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

A inscrição é gratuita, com o limite de inscrição de dois doces por concorrente e deverá ser feita até 30 de novembro, através do preenchimento da ficha de inscrição que se encontra disponível nos Serviços Online (separador Turismo), onde poderá também ter acesso às normas de participação. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a partir das 16h30 horas (do dia 10 de dezembro), no palco da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

O júri será constituído por representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal do Seixal; Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa; Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e, ainda, um profissional do setor, que avaliarão os doces através dos seguintes critérios: originalidade, confeção, degustação, ligação às tradições gastronómicas locais ou outro que venha a ser considerado relevante.