A 15 e 16 de julho regressa o Veggie Summer Fest Matosinhos, para os adeptos do vegetarianismo e sustentabilidade.

O programa repleto terá partilhas, receitas e provas, além de outras atividades e animação para crianças e adultos.

A 15 de julho haverá um showcooking de lanches e refeições vegan para bebés e crianças e a confeção de street food vegan e bebidas plant-based, assim como à criação de detergentes caseiros. Para além disso, o público é convidado a assistir a conversas e palestras sobre hábitos saudáveis, uma dieta anti cancro e a absorção de nutrientes na alimentação vegetariana.

No dia seguinte, alguns especialistas abordam a relação entre uma dieta de base vegetal e a longevidade. Pautada por mais showcookings e um workshop, a vertente prática do evento dá a conhecer opções de pequenos-almoços mais alcalinos, receitas vegetarianas “à portuguesa”, snacks veganos saudáveis para crianças, em que consiste a compostagem Bokashi e como manter uma alimentação vegan, assim como um estilo de vida mais positivo e energético.

Pelos espaços verdes da Quinta da Conceição, vão estar distribuídos cerca de 40 expositores de marcas e projetos portugueses, focados no vegetarianismo e na economia circular. Desde opções, doces ou salgadas, sushi, café e temperos, as propostas alimentares estendem-se por todo o recinto.

Para complementar, destacam-se também várias iniciativas que apresentam os seus chás e infusões. No espaço, é possível encontrar projetos relacionadas com o vestuário, assessórios, cosmética, decoração, higiene pessoal, filtragem de água e jardins inteligentes.

Entre os vários expositores, vão também estar representados projetos de defesa animal, a Associação Vegetariana Portuguesa e a Câmara de Matosinhos.

«A cidade de Matosinhos tem centrado as suas preocupações na promoção de um estilo de vida mais saudável e sustentável, pelo que estes tipos de iniciativas, com uma especial atenção às famílias, são muito importantes para o município. Este não é um evento restrito ou exclusivo a vegetarianos, mas sim uma oportunidade de descobrir novos sabores e novas formas de consumir, enquanto se desfruta da natureza num dos mais bonitos parques da cidade», explica a organização.

A primeira edição do Veggie Summer Fest Matosinhos acontece das 10h às 20h e a entrada é livre.