A primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival” acontece entre 25 e 27 de agosto na vila alentejana de Cabrela.

Sob o mote “Cante alentejano, fado e flamenco numa seara alentejana”, visa homenagear as tradições musicais da Península Ibérica.

O ponto alto do festival acontece a 26 de agosto, numa seara, com o pôr do sol como pano de fundo. O concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” está marcado para as 19h30 e junta, em palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

Ana Proença, fundadora da Égide que se associou ao evento, diz, «na sequência da nossa missão organizacional, assumimos que é absolutamente necessário promover a descentralização da oferta cultural, contribuindo para um país mais inclusivo e solidário. Artisticamente, é uma honra podermos contar nesta primeira edição com um elenco notável, que, a partir dos arranjos musicais do pianista e compositor Daniel Bernardes, vai proporcionar o encontro entre as três principais tradições musicais da península ibérica. Ter no mesmo palco artistas como a fadista Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, que se desloca expressamente a Portugal, ou Os Músicos do Tejo é um sonho que ansiamos partilhar com o público».

David Lopes, diretor do festival, recorda «a primeira vez, em que há quatro anos, olhando para uma seara na Estremadura espanhola, senti que estava no Alentejo. Era o mesmo cheiro de fim de tarde, a mesma brisa quente, o mesmo chilrear dos pássaros. Sentado à sombra de uma oliveira, lembrei-me de uma imagem numa seara parecida em que construíram uma sala de concerto ao ar livre rodeada de fardos de palha empilhados, que formavam as paredes insólitas de um evento mágico.

 

Esta imagem levou-nos, em conjunto com a Égide, a imaginar um território cultural comum, resultante do encontro imaterial do Cante, do Flamenco e do Fado. Ficámos presos a essa imagem de mesclar as vozes, as guitarras e a dança de expressões musicais que convocam a nossa herança moçárabe e judaica. Sentimos, por fim, que este momento de encontro teria de ser num chão de terra e palha, seco e forte, como é sempre a força interior. Cabrela acolheu-nos. Ilumine-se o crepúsculo do fim do dia e celebre-se a música que nos torna próximos».

Os bilhetes já estão à venda no site da BOL, no link: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/124861-alentejo_world_heritage-montemor_o_novo/

 

Agenda completa

25 de agosto

22h00: Serão de “Cante ao Luar de Cabrela”

Os habitantes de Cabrela são convidados a juntar-se aos cantores locais, de Cante Alentejano, para uma noite de celebração e partilha em que, no Largo Pascoal Coelho, serão cantadas algumas das melodias mais emblemáticas do património do Cante Alentejano.

26 de agosto

19h30: Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

22h00: Serão de “Fado Cabrela”, no Largo Pascoal Coelho, numa grande noite em homenagem aos 35 anos de carreira do cantor João Paulo Marques.

27 de agosto

11h00: Workshop de flamenco com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet

19h00: Missa flamenca com os guitarristas e cantores da companhia Barcelona Flamenco Ballet