A 25 e 26 de março, a Horta Pedagógica de Guimarães organiza um fim-de-semana de atividades pensadas para as famílias com a Festa da Primavera.

Organizada anualmente pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães e, para esta edição, com a parceria da Tempo Livre, a festa está subordinada ao tema “alimentação saudável e sustentável”, para alertar para o problema do desperdício alimentar, sensibilizando também para a importância da adoção de uma alimentação mais equilibrada.

Para encontrar mais informações sobre estas questões, os participantes podem, por exemplo, visitar a casa construída no âmbito do certame, que integra o holograma “360.come” no seu interior. Este é um dos destaques da programação do evento, que inclui, ainda, um workshop de iniciação à fotografia de vida selvagem – com participação gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 24 de março –, na manhã do dia 26.

Os visitantes do evento podem, também, comprar produtos locais e biológicos no espaço “Mercadinho”, participar num concurso gastronómico para famílias, conduzido pelo chef Tiago Silva, assistir a showcookings do chef com estrela Michelin António Loureiro e da equipa do restaurante Cor de Tangerina, ou colaborar na confeção de uma sopa comunitária – para a qual deverão contribuir, também, com os ingredientes necessários.

Já para os que preferirem, simplesmente, desfrutar de uma refeição em família, o espaço “Piquenique” reúne diversas opções, nas food trucks presentes, desde crepes a pizzas confecionadas num forno solar. No que diz respeito a momentos musicais, o grande destaque é mesmo o concerto de Nina Toc Toc (no dia 25, às 17h00).

O espetáculo – cujos bilhetes estão disponíveis entre 15 e 25 euros, nos locais habituais – está pensado para sensibilizar as crianças para temas como a reciclagem ou a amizade. Ainda a pensar nos mais pequenos, ao longo do fim de semana, também não vão faltar atividades didáticas a decorrer na Horta Pedagógica, como o “Jogo da Glória da Alimentação” ou o “Conto na manta”, dinamizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão.

A entrada na Festa da Primavera é gratuita e o programa completo pode ser consultado em https://www.labpaisagem.pt/.