No passado sábado, 21 de fevereiro, foi inaugurado o forno a lenha da Quinta do Pisão. Durante quatro semanas, a quinta irá realizar eventos dedicados aos cereais biológicos e à utilização do forno.

A programação inclui eventos que se iniciaram a 21 de janeiro e se repetem a 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, com o objetivo de reunir padeiros, chefs, moleiros e técnicos da área, em formato de workshop e troca de experiências. Inserem-se na estratégia do Concelho de Cascais para a promoção de um sistema alimentar local, sazonal e biológico, através do projeto Terras de Cascais.

“Promover a produção local e regenerativa é uma das faces do nosso compromisso maior com a sustentabilidade ambiental e social. Por um lado, queremos colocar Cascais na vanguarda da consciencialização para um sistema alimentar mais sustentável (cadeias mais curtas, mais seguras, produção de base regenerativa),  por outro, sensibilizar os munícipes para a importância do produto local e da agricultura regenerativa, e, por fim, promover a economia local com benefícios económicos, sociais, ambientais e culturais para os pequenos produtores, para os consumidores e para as zonas rurais/saloias. Tudo isto no sentido de assegurar uma maior sustentabilidade do território e uma alimentação mais acessível, saudável e sustentável para todos”, afirma Joana Balsemão, vereadora para a área do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais.

O chef Vítor Sobral vai estar na Horta da Quinta do Pisão, no dia 28 de janeiro, das 10h00 às 12h30, para falar sobre a utilização tradicional deste tipo de forno, desde o pão aos assados, e confecionar pão e ainda uma pizza fechada com outros ingredientes da horta. No final da demonstração, vai ser hora de saborear os resultados.

O dia 4 de fevereiro será dedicado ao ‘Trigo Barbela, a produção local e a Alquimia do Pão’, num workshop conduzido por Celso Santos, padeiro produtor (que acompanha todo o circuito do cereal, desde a sementeira até ao pão) e João Vieira, protetor e impulsionador do trigo barbela, uma espécie de trigo rica em óleos e nutrientes, quase inexistente nas searas nacionais. O evento terá lugar das 10h00 às 12h00.

O chef João Matos será o responsável pelo workshop do dia 11 de fevereiro com o tema ‘Um forno a lenha numa cozinha moderna’. Durante esta sessão, João Matos terá oportunidade de explicar as vantagens de cozinhar num forno a lenha e de confecionar Tártaro de beterraba, Taco de abóbora e tangerina e Açorda de beringela. Tudo será cozinhado no forno e a alga noori ou a folha de alface irão servir de tortilha para o taco. O evento realizar-se-á entre as 10h00 e as 12h30.

Após este ciclo de quatro eventos, a Quinta do Pisão continuará com as suas iniciativas e todos os sábados, entre as 9h00 e as 13h00, haverá pão de trigo barbela com massa mãe, biológico produzido na horta da Quinta do Pisão, cozido no forno a lenha, com a participação de cerca de quatro padeiros locais que se vão revezando e apresentando a mesma receita, mas confecionada por mãos diferentes a cada sábado.

Em paralelo, passará a ser também possível utilizar o forno, por marcação, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h00. Ao longo de todo o ano, irão ser realizadas atividades pedagógicas dirigidas às crianças e workshops variados, inclusive com chefs, nos quais os participantes poderão ter acesso a informações mais técnicas, como as valências e potencialidades do forno a lenha.

As inscrições para os eventos são obrigatórias e podem ser feitas através do site da Cascais Ambiente.

 

Programação Eventos:

 

21 de fevereiro

08:00 – Receção dos participantes

08:15 – Acompanhamento do Aquecimento do Forno

08:45 – Acompanhamento da preparação da massa do Pão

09:30 – Colocar o pão a levedar

11:30 – Enchimento do Forno

12:00 – Prova de pães

28 de janeiro

Das 10:00 às 13:00

Receção dos participantes

A utilização tradicional do forno, desde o pão aos assados

Confeção do Pão

Confeção da Pizza com ingredientes da horta

4 de fevereiro

10:00 – Receção dos participantes

10:15 – Acompanhamento do Aquecimento do Forno

10:30 – Acompanhamento do tender da massa do Pão

11:00 – Enchimento do Forno

11:15 – Tertúlia com o contributo de João Vieira e Celso Santos, sobre a temática dos Trigos antigos, a produção local e a Alquimia do Pão

12:00 – Desenfornar o Pão e prova do Pão

11 de fevereiro

Das 10:00 às 12:30

Aquecer o forno

Explicação sobre as vantagens de cozinhar num forno a lenha

Temática: Um Forno a lenha numa Cozinha moderna

Tártaro de beterraba

Taco de abóbora e tangerina

Açorda de beringela