A Chá Camélia está a preparar dois workshops assentes em técnicas japonesas – Kintsugi e Shirin Yoku –, a decorrer na plantação Chá Camélia, em Fornelo.

Todas as sextas-feiras de outubro, a plantação estará também aberta a visitantes que queiram participar na colheita das flores da planta de chá, seguida de uma pequena degustação.

O workshop de restauro de cerâmica baseia-se na arte japonesa Kintsugi, e decorre em duas sessões, nos dias 24 de setembro e 1 de outubro, entre as 13:00 às 18:00 (160€), com a coordenação de Kristina Mar. Com mais de oito séculos, o método baseia-se no conserto da peça danificada com uma laca vegetal e com metais preciosos. No Kintsugi não se apagam os defeitos, pelo contrário: evidencia-se a “nova” beleza resultando da “recriação”.

Praticado desde a era Muromachi (1336-1573), onde as cerimónias do chá faziam parte da vida e rituais feudais japoneses, os conjuntos de chá eram elaborados pelos grandes mestres da área e usados por ilustres convidados. Estas peças adquiriam valor afetivo, tornando o kintsugi uma forma de arte amplamente praticada a partir de então.

No workshop de duas sessões, de 5 horas cada, será apresentado um enquadramento histórico ao método, explicadas as técnicas e os materiais e discutidos os casos, com aplicação em exercício prático. Os participantes deverão levar uma peça danificada, em cerâmica ou madeira, de tamanho médio, até cerca de 15 a 20 cm. Durante o workshop vão ainda a conhecer a plantação da Chá Camélia e degustar alguns chás da marca.

Igualmente inspirado numa técnica japonesa, no dia 16 de outubro, acontece o Banho de Floresta, ou Shirin Yoku, entre as 14:30 às 18:00 (40€). Coordenado por Maria João Rodrigues e complementado do Ritual do Chá, dado por Nina Gruntkowski, fundadora do projeto, permite desligar da vida agitada do quotidiano e reequilibrar o ritmo natural do indivíduo através destas duas práticas oriundas do Japão.

Serão partilhadas práticas e ferramentas que podem ser aplicadas no dia-a-dia para melhorar a qualidade de vida, como exercícios de regulação do sistema nervoso, que ajudam no controlo do stress e revitalização da mente.

Os participantes adquirem uma relação mais saudável com a mente e o corpo com exercícios de regulação do sistema nervoso e o ritual do chá. Os exercícios desenvolvidos através da ativação do nervo vago, ajudam o corpo na produção de alterações químicas que dão sinal ao sistema nervoso parassimpático para se tornar mais ativo, acalmando todo o sistema nervoso.

O Banho de Floresta é uma prática japonesa que promove a saúde e bem-estar através de uma caminhada lenta de atenção plena (mindfulness) na natureza. É uma experiência que convida a observar calmamente a natureza, ouvir os sons, sentir os cheiros e as texturas, estabelecendo uma ligação envolvente com o meio ambiente através dos sentidos. O Ritual do Chá visa acalmar mente e corpo, rodeado pela natureza de forma consciente.

A inscrição para estas atividades pode ser realizada através do https://chacamelia.com/">website Chá Camélia, estando também disponíveis vouchers oferta, adquiridos via website.

Ainda no mês de outubro, todas as sextas-feiras das 10:00 às 12:30, a plantação biológica no Fornelo estará também aberta a quem queira participar na colheita das flores da planta de chá. Nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro, os visitantes ajudam na recolha destas flores, seguindo-se uma pequena degustação do chá (https://chacamelia.com/catalogue/chas/especialidades/florcha/">Florchá). As inscrições são feitas por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone (932496603).

A Chá Camélia disponibiliza ainda a marcação de visitas guiadas para conhecer a plantação e aprender mais sobre o cultivo e a cultura do chá. Disponível para pequenos grupos, sob marcação (também por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), incluem degustação de três chá num momento especial na natureza