Com o apoio do Turismo de Portugal, o Lyon Street Food Festival vai receber uma comitiva de 17 chefs portugueses, entre os dias 23 e 26 de junho.

Em quatro dias de evento, os visitantes terão oportunidade de conhecer a nova cozinha portuguesa feita com produtos nacionais.

Em 2022, o Lyon Street Food Fest regressa para a sua sexta edição entre 23 e 26 de junho, e espera acolher 45 mil visitantes. Ao longo de quatro dias o festival vai receber 120 chefs, cozinheiros emergentes e novos talentos.

Alana Mostachio (VDB Bistronomie, Lisboa), Marcella Ghirelli, Natalie Castro (Isco, Lisboa), Leonor Godinho, Carla Sousa (Sítio Valverde, Lisboa) e Nikita Polido (Celmar, Sesimbra) são as senhoras que representam a comida nacional, onde não faltam iguarias como Choco frito em bolo do caco ou o Taco de lulas à Algarvia.

Destacam-se ainda Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho*, Cascais), Louis Anjos (Al Sud*, Lagos) e Tiago Bonito (Largo do Paço*, Amarante), Bernardo Agrela (East Mambo, Lisboa), Filipe Ramalho (Páteo Real, Alter do Chão), Miguel Peres (Pigmeu, Lisboa), Mateus Freire (Osso Bento, Lisboa), Milton Anes (Bica do Sapato, Lisboa), Hugo Candeias (The Art Gate e Ofício, Lisboa), Pedro Monteiro (Tasca Baldracca, Lisboa) e José Paulo Rocha (Velho Eurico, Lisboa).

A road trip gastronómica está incluída na programação da Temporada Cruzada 2021/22, uma iniciativa que tem como missão reforçar a proximidade entre França e Portugal, no âmbito da presidência rotativa da União Europeia exercida por ambos os países. Em 2022, Portugal foi desafiado a participar como destino convidado no Lyon Street Food Festival, um dos maiores festivais de street food da Europa que junta, durante quatro dias, milhares de foodies e festivaleiros numa experiência única e multissensorial.

A comitiva nacional será acompanhada pela agência Amuse Bouche, que irá dar a conhecer a identidade gastronómica portuguesa ao público francês, mas também as histórias por detrás de cada prato, produto ou produtor.