Participar num brinde com um cocktail gigante, de 60 litros, ou assistir a demonstrações de mixologia e provas de cocktails com alguns dos melhores bartenders do mundo é o que pode fazer a 17 e 18 de maio, no Altice Arena, em Lisboa, durante o Lisbon Bar Show.

Há diversas atividades e conferências com oradores como Paulo Gomes, bartender e co-fundador dos bares lisboetas Monkey Mash e Red Frog, Nelson de Matos, gerente do The Royal Cocktail Club, Ana Camacho, chefe de bar no Umami, na Quinta do Lago, e Flavi Andrade, chefe de bar do Rossio Gastrobar.

A nível internacional, o destaque vai para o país convidado, França, que traz nomes como Stéphane Moeslé, diretor de inovação em bebidas; o empresário e bartender Remy Savage; e os chefs Vincent Farges e Frederic Breitenbucher.

Haverá ainda a participação de Patrick Pistolesi, barman e cofundador do bar Drink KONG, Christian Maspes, o Head Bartender do Churchill Bar & Terrace, Júlio Bermejo, especialista mundial em tequila, Danil Nevsky, fundador e CEO do Indie Bartender, e ainda Liz Furlong, uma das mais proeminentes bartenders da América Central.

No segundo dia do evento, 18 de maio, será também celebrado o Dia Nacional do Cocktail, data instituída em 2016 por Alberto Pires, fundador e organizador do Lisbon Bar Show. Para assinalar a ocasião, haverá um brinde com um mojito gigante pelas 17h00.

Este ano vão estar presentes 120 expositores no Lisbon Bar Show, registando-se um acréscimo de participantes estrangeiros. Os organizadores da London Cocktail Week, o maior evento de cocktails do mundo, vão estar nesta edição para apresentar, em primeira mão, o Pinnacle Guide, um guia mundial de todos os bares com classificações.

Uma das novidades do evento, é a tendência de alguns profissionais do setor criarem as suas próprias bebidas e trabalharem com os produtos inovadores, como frutas desidratadas, com destaque para um expositor da Croácia que vai estar presente para apresentar e testar o seu novo produto.

 

Semifinal World Class Portugal

 

O World Class Portugal, plataforma que tem como evento principal o concurso de melhor bartender nacional, vai realizar uma semifinal durante o evento, na Sala Tejo do Altice Arena. A final nacional está marcada para 8 de junho, também em Lisboa e o vencedor irá representar Portugal na final global em Sidney, Austrália, no mês de setembro.

A sétima edição que iniciou no mês de fevereiro e que procura o melhor bartender português para participar no World Class a nível mundial, sob organização de Honório Oliveira, reserve brand ambassador do World Class em Portugal da Diageo, criou um programa de várias iniciativas de norte a sul do país com a participação de bartenders, chefs, produtores, com vista a uma procura por um conhecimento exaustivo dos produtos locais e inúmeras experiências para explorar os seus limites e potencial, aumentando a conexão entre o mundo do bar e da gastronomia.

 Lisbon Bar Show cocktail

“O World Class, a maior competição de bartending do mundo do mundo, é uma iniciativa que promove a aprendizagem, desenvolvimento de novas competências e criatividade a todos os profissionais de bar, com o objetivo de promover uma ligação focada nas origens e sazonalidade dos produtos e práticas sustentáveis. Trazer para os cocktails conceitos que estão próximos da gastronomia, nomeadamente a sustentabilidade, é um dos objetivos desta iniciativa”, afirma Honório Oliveira, reserve brand ambassador do World Class em Portugal da Diageo.

 

Honório Oliveira reforça que “o objetivo da iniciativa, além de incluir os conceitos de sustentabilidade, é mostrar o que de bom tem cada região e proporcionar o convívio para que surjam novas ideias e novas receitas de cocktails (que agreguem não só os produtos da região onde estão inseridos como os produtos sazonais)”.

 

O projeto já formou, em fevereiro e março, mais de 300 bartenders, onde não só se explicaram os conceitos como se explicou como os pôr em prática. Em 2021, Portugal registou o melhor resultado de sempre na final global, entre 60 países, na qual o finalista português (João Sancheira) alcançou o 7º lugar.

O World Class Portugal está, assim, de volta ao maior evento de bebidas do país, o Lisbon Bar Show, com uma série de iniciativas à volta de cocktails. Vão estar, pela primeira vez em Portugal, os Global Brand Ambassadors de Scotch Whisky, Jenna Ba e Ervin Trykowski, como oradores no primeiro dia.

 

Com Chefs Agency