Hoje, dia 7, das 19h00 às 24h00, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai demonstrar como uma bebida que faz parte do património de Portugal se pode reinventar sem perder as características que o tornam único. Caipiporto, Portotonic e Porto Rosé são os três cocktails que pretendem alargar o consumo de vinho do Porto a novos públicos. Durante o Taste Douro, que decorre no Museu de Lamego, os profissionais do IVDP vão mostrar como se faz, e dar a provar, os três cocktails inovadores.
Um dos objetivos maiores do IVDP é levar o vinho do Porto a novos públicos e proporcionar novas formas e momentos de consumo. Neste sentido, o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, acredita que este tipo de ação, como a que decorrer na próxima sexta-feira, no Museu de Lamego, no âmbito do Taste Douro, é fundamental "para aproximar o vinho do Porto do público e, principalmente, mostrar que se trata de uma bebida versátil e que pode proporcionar vários tipos de experiências muito diferentes".
O Taste Douro é uma iniciativa que pretende juntar arte, vinho e gastronomia num só espaço. De acordo com a organização, trata-se de "um convite a experimentar o melhor do Douro, com o objectivo divulgar, promover e dinamizar a região, através de alguns dos seus produtos de maior notoriedade: vinhos DOC Douro e Porto, iguarias regionais e delicatessen". O Taste Douro realiza-se de 7 a 10 de junho, no Museu de Lamego.
Seminário Internacional debate Enoturismo no Douro
Também no dia 7, sexta-feira, Manuel de Novaes Cabral fará a abertura do Seminário Internacional de Enoturismo no Douro, que se realiza também em Lamego, no Teatro Ribeiro Conceição e que vai debater e apresentar estudos de caso relacionados com a área do Enoturismo. De acordo com Manuel Cabral, "o vinho do Porto é um dos elementos agregadores da Região Demarcada do Douro e funciona, cada vez mais, como uma alavanca turística e cultural de toda a região".