É já na próxima quinta-feira, dia 9 de julho, que se apresenta publicamente, num evento online, a APENO, a associação que pretende defender os interesses do enoturismo e que foi criada em fevereiro deste ano.

«A ideia de fundar a associação surgiu o ano passado mas só recentemente se reuniram as condições para avançarmos. Achei importante ter uma equipa na associação que fosse uma mais valia nas mais diversas áreas, de forma a podermos apoiar eficazmente os produtores. Teremos, inclusivamente, um gabinete de apoio onde os associados poderão recorrer para pedir aconselhamento e serviços», explica a presidente da associação, Maria João de Almeida.

«Com esta associação queremos organizar e construir um setor, regulamentar a atividade e orientar quem se quer dedicar a esta área, porque, na verdade, o setor não está formalizado, nem em Portugal nem lá fora», afirma Maria João de Almeida, que conta com uma experiência de mais de 20 anos no sector do vinho e do enoturismo.

Lídia Monteiro, Diretora Coordenadora do Turismo de Portugal, diz que «Importa evidenciar que o Enoturismo tem capacidade de atração e retenção de turistas geradores de maior valor, para territórios de menor densidade e ao longo de todo o ano. No atual cenário, o Enoturismo é essencial para assegurar a recuperação do turismo. A criação da Associação Portuguesa de Enoturismo chega por isso em boa hora».

A primeira medida da APENO será a realização de um estudo sobre a realidade do enoturismo em Portugal pós-COVID-19, que permitirá perceber o cenário actual das dificuldades vividas pelo setor.

« Fundada por profissionais e personalidades, com vastos e sólidos conhecimentos da indústria do vinho e da realidade vitivinícola nacional, a APENO vem preencher a necessidade premente de se congregar a oferta turística do setor - e os seus operadores - em torno de uma estratégia comum, fomentando a partilha de recursos e conhecimentos», afirma Bernardo Gouvêa, Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho.

Wine-talks,  formações em enoturismo, criação de uma bolsa de emprego, formação de um clube dedicado aos enoturistas, são algumas das ações previstas e que levaram Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, a apoiar o projeto: «Felicito a Maria João de Almeida pela criação desta Associação, que certamente irá ajudar a consciencializar os produtores sobre a importância do Enoturismo na promoção dos seus vinhos e no fortalecimento da proximidade com o consumidor».

Maria João de Almeida afirma que «seremos, acima de tudo, a voz que defende os interesses do setor junto de organismos públicos e do governo, e que procura parcerias junto de empresas privadas. Uma voz que represente o enoturismo português com a dignidade que merece».

Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, enaltece e apoia a iniciativa, reforçando a importância estratégica do Enoturismo: « O setor do vinho é muito importante para a economia do país e o enoturismo tem tido um crescimento sustentável e é já muito importante para a promoção de Portugal, do vinho e da oferta turística nacional.»

Para alcançar os objetivos, a associação reúne diversas personalidades com valências nas áreas financeira, legal, novas tecnologias, comunicação e marketing.

A apresentação vai contar com a presença de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural; Lídia Monteiro, Diretora Coordenadora do Turismo de Portugal; Bernardo Gouvêa, Presidente do IV e de Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

Os interessados em participar no evento podem fazer a inscrição aqui.