aicc cafeCom o objetivo de criar awareness para a campanha de prevenção rodoviária sobre a importância da “pausa para café” durante as viagens, a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) promove durante a manhã de hoje, uma acção de rua que consiste na distribuição de “reflexómetros” encartados nos jornais Metro e Destak.
Estes “reflexómetros” possibilitam a “medição” da rapidez dos reflexos, alertando os portugueses para o perigo de conduzirem sob o efeito de cansaço e fadiga, identificados como os principais fatores dos acidentes rodoviários. Para além dos exemplares disponíveis nas estações do Metro e Comboios de Portugal, os condutores vão poder encontrar promotores vestidos com coletes de segurança rodoviária, impressos com as imagens da campanha, a distribuir os jornais em locais estratégicos, junto aos semáforos, das cidades de Lisboa – Saldanha, Marquês de Pombal, Praça de Espanha, Entrecampos e Campo Pequeno – e do Porto – AEP, Boavista e Marechal Gomes da costa.
“Muitos portugueses ainda não estão cientes dos perigos que enfrentam ao conduzirem sob o efeito da fadiga ou cansaço. Nesse sentido, e assente na premissa de que o café pode, de alguma forma, potenciar o estado de alerta, considerámos pertinente apostar numa campanha de sensibilização e consequente divulgação que visa alertar para a importância dos condutores efetuarem pausas periódicas, aproveitando para beber um café”, explica a Dra. Teresa Ruivo, Secretária-Geral da AICC.
A campanha de sensibilização promovida pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), em conjunto com a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) assenta no mote “O cansaço é como a velocidade: tem limites” e vai decorrer ao longo deste ano, com o seu arranque de 26 de Março a 29 de Abril, com 33 outdoors espalhados de Norte a Sul do país.