
Porque os vinhos portugueses são cada vez mais exportados para outros mercados e outras culturas, houve a preocupação de os combinar também com outras gastronomias. O Chef tem como missão cozinhar, enquanto o Sommelier fica com a tarefa de experimentar o prato e, de entre as garrafas à disposição para o efeito, escolher o vinho que melhor harmoniza. Só vão saber quais os vinhos, durante o próprio showcooking, que deverá durar entre 20 a 30 minutos.
Nos critérios de avaliação conta a comida, o vinho, o pairing e o showcooking em si. De acordo com o total de votações atribuídas a cada uma destas categorias, há prémios a atribuir: ‘Melhor Prato’, ‘Melhor Vinho’, ‘Melhor Pairing’ e ‘Melhor Showcooking’.

CALENDÁRIO ‘PAR PERFEITO’
19h30 Chef Leopoldo Garcia Calhau (ex-Café Garrett) & Sommelier Liliana Marques (Estado de Alma)
20h30 Chef Guilherme Spalk (Taberna Fina) & Sommelier Diogo Frade (Taberna Fina)
17h00 Chef Jesus Lee (Jesus é Goês) & Sommelier Teresa Matos Barbosa (João M Barbosa Vinhos)
19h00 Chef Luís Cardoso (Soão Taberna Asiática) & Sommelier António Roxo (Grupo Sea Me)
17h00 Chef Ivo Tavares (Izcalli Antejoria) & Sommelier Nuno Jorge (Cacao Divine)
19h00 Chef Tiago Emanuel Santos (Quorum) & Sommelier Bruna Esteves (Quorum)
Milhares de vinhos de centenas de produtores
O evento organizado pela revista Grandes Escolhas regressa, este ano, à FIL, para dar a provar milhares de referências vínicas de centenas de adegas e produtores das regiões de Portugal, e de outros países, a enófilos, grandes aficionados e profissionais do sector, para além da possibilidade de poderem contactar diretamente com produtores e enólogos.
São mais de 6.000 m2, onde o ‘GEVS’ de 2018 fomenta também a aposta no enoturismo, com um espaço dedicado a esta vertente do negócio. São cada vez mais os produtores que fazem do turismo do vinho um dos eixos da sua estratégia e comunicação.
O lado didáctico
Um dos pontos altos são as ‘Provas Especiais’, momentos de partilha, de aprendizagem e de degustação de vinhos, muitas vezes raros, orientadas por críticos de prestígio ou por produtores de referência. No dia 26, o Opus One, o icónico vinho de Napa Valley, e o Reserva Especial da Casa Ferreirinha fazem parte de duas conversas distintas, com início às 18h30 e às 19h00, respetivamente.
No dia 27 é a vez de falar de ‘Casa de Saima, a expressão de um terroir da Bairrada’; da ‘Quinta de Sanjoanne, o carácter de um Vinho Verde diferente’; dos ‘Tesouros dos vinhos da Madeira Wine Company’; da ‘Magia das vinhas velhas, por Luís Lopes’; e do ‘Porto Kopke: 380 anos, uma história maior’.
No Domingo é tempo de ouvir o enólogo Carlos Lucas falar e dar a provar os seus vinhos topo de gama; de perceber como se deu o regresso do Tapada de Chaves, agora nas mãos da Fundação Eugénio de Almeida; de enaltecer os espumantes Murganheira; de provar uma seleção de vinhos de 2008, na companhia de João Paulo Martins; e de dar palco à Bacalhôa e ao Moscatel de Setúbal. O acesso a estas ‘Provas Especiais’ obriga a inscrição e reserva de bilhete próprio, no valor de 40 euros, este ano a cargo da Ticketline.
As “provas rápidas” decorrem num pequeno anfiteatro “instalado” no meio do recinto, onde variadíssimos produtores vão para fazer apresentações sucessivas de dois dos seus vinhos. A iniciativa tem o nome de “Prove Connosco”.
A segunda-feira, 29 de outubro, é o dia dedicado em exclusivo para os profissionais. Um dia feito de provas, reuniões e palestras focadas no negócio. Conta ainda com a visita de compradores, sommeliers e jornalistas internacionais.
O vinho e a comida
Para além do formato de Showcooking, os ‘Sabores’, estendem-se a num espaço dedicado a comida “de faca e garfo” e numa zona de Street Food. O desafio é dar azo à harmonização, para eleger o que melhor sabe a cada um.
A Grandes Escolhas é uma publicação especializada no sector vínico e tem na equipa dois nomes fortes no mundo editorial: Luís Ramos Lopes, responsável pela área editorial, e João Geirinhas, que está à frente da área comercial e de negócio. Ambos são, agora, sócios na empresa Reserva Especial - Edições e Eventos Lda. No painel de críticos e jornalistas de vinhos encontra-se João Paulo Martins, João Afonso, Nuno Oliveira Garcia, Valeria Zeferino e Fernando Melo, assim como os jornalistas residentes António Falcão, Luís Francisco e Mariana Lopes.