O Peixe em Lisboa, evento gastronómico dedicado à cozinha de mar, regressa entre 30 de março e 9 de abril, ao Pavilhão Carlos Lopes. O Concurso da Patanisca é a novidade deste ano, com um júri presidido por Maria de Lourdes Modesto, que se junta aos outros dois concursos: O Melhor Pastel de Natal e ADN Pasteleiro.
O novo concurso tem por objectivo evidenciar e promover as características com que as pataniscas se apresentam na região de Lisboa. Foram convidados restaurantes lisboetas selecionados após visitas anónimas por parte de especialistas em gastronomia. Após a visita, as inscrições foram efetuadas por convite exclusivo, apenas para a edição inaugural. Futuramente, as inscrições estarão disponíveis para que outros estabelecimentos tenham oportunidade para dar a conhecer a sua arte.
O concurso conta com a participação de dez restaurantes, nomeadamente; Casa do Bacalhau, Laurentina, Nobre, Poleiro, Taberna da Rua das Flores, Varanda do Hotel Mundial e Bica do Sapato, Flores do Bairro Alto Hotel, restaurante D’ Bacalhau e restaurante Sem Dúvida.
A prova final vai decorrer no dia 3 de abril, pelas 15h00, numa sessão aberta ao público, no evento Peixe em Lisboa. Cada concorrente deverá apresentar dez pataniscas em embalagens não identificadas e os membros do júri efectuarão provas cegas, desconhecendo a identidade dos concorrentes.
O júri irá pontuar as pataniscas numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, o “Equilíbrio entre os ingredientes”, a “Ausência de gorduras excessivas” e o “Sabor global”.
Após a avaliação, será anunciado o vencedor, bem como os segundo e terceiro classificados. Além de Maria de Lourdes Modesto como presidente, o júri íntegra Virgílio Gomes, a jornalista Mariana Correia de Barros, o gastrónomo João Ceppas, o chefe e formador de cozinha Pedro Sommer Ribeiro e o gastrónomo e blogger Rodrigo Meneses. Os três melhores classificados têm ainda acesso automático à final do próximo ano.
A prova do Pastel de Nata
Também no Pavilhão Carlos Lopes, às 10h00 de dias 23 e 24 de Março, realizam-se duas provas de pré-selecção. Os nove melhor avaliados do conjunto das duas sessões irão juntar-se aos três primeiros classificados da edição do ano passado. Os 12 concorrentes participarão então na prova final deste ano, marcada para o dia 5 de abril, que será aberta ao público a partir das 15h00.
O júri deste ano é presidido por Virgílio Gomes, integrando o enólogo Domingos Soares Franco, a jornalista Cristina Liz, a blogger gastronómica Isabel Zibaia Rafael e o especialista Carlos Braz Lopes, que irão pontuar os pastéis numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Toque da massa”, o “Sabor e consistência da massa”, o “Recheio” e o “Sabor global”.
O concurso já se encontra fechado e os 26 participantes que irão à fase de pré-seleção do concurso são os seguintes:
- Real Cake – Infantado, Loures
- Balcão do Marquês - Lisboa
- Hotel Altis Castilho - Lisboa
- Hotel Real Parque - Lisboa
- O Pãozinho das Marias - Ericeira
- Pastelaria Aloma - Lisboa
- Pastelaria Biarritz - Lisboa
- Pastelaria Cristal - Lisboa
- Pastelaria Fidalgo’s - Moita
- Pastelaria Pão de Mel – Forte da Casa
- Pastelaria Polo Norte - Mafra
- Pastelaria Fradinho - Mafra
- Pastelaria Tulipa Dourada – Mem Martins
- Pastelaria Bijou do Calhariz - Lisboa
- Pastelaria Casinha do Pão - Lisboa
- Pastelaria Santa Coina - Coina
- Pastelaria Zarzuela - Lisboa
- Chiado Caffe - Lisboa
- Nilo Pastelaria - Lisboa
- Hotel Radisson Blu - Lisboa
- Pastelaria Sena - Lisboa
- Restaurante Mercado do Peixe - Lisboa
- Princesa do Vale - Pontinha
- Fábrica da Nata - Lisboa
- Pastelaria Bonjour Cascais - Alcabideche
- Casa do Preto – Sintra
ADN PASTELEIRO
O ADN Pasteleiro volta ao Peixe em Lisboa com o objetivo de promover e valorizar o trabalho dos profissionais de Pastelaria. O desafio deste ano será a apresentação de uma sobremesa empratada, assim como dois entremets (semifrios), confeccionados com chocolate.
Os concorrentes terão de preparar seis sobremesas, que deverão ser empratadas para cada membro do júri e para exposição no evento e ainda dois entremets (semifrios) que contenham chocolate e de preferência decorados (um para exposição e outro para prova do júri).
A prova do concurso irá decorrer em sessão aberta ao público durante o evento Peixe em Lisboa, no dia 31 de Março, às 15h00, sendo o júri composto pelos seguintes membros: José Bento dos Santos (Convidado de Honra); Chefe José Manuel Augusto (Chefe Pasteleiro Escola Valrhona); Chefe Fabian Nguyen (Chefe Pasteleiro Hotel Ritz Four Seasons Lisboa); Chefe Roberto Carlos Martins Horta (Chefe de Pastelaria Hotel Conrad Algarve); Chefe Joaquim Sousa (Chefe Pasteleiro Pastelaria Ladurée) e Chefe Filipe Soares (Chefe Pasteleiro Hotel Epic Sana Lisboa)
Os participantes em concurso para o ADN Pasteleiro 2017 são; André Morgado (Restaurante Olivier), Alberto Correia (Areias do Seixo), Diana Gravito (Romeiro & Martins), Nádia Assis (Intercontinental Lisboa) e Sofia Landeiro (Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha).
O Peixe em Lisboa celebra este ano a sua 10ª edição, de 30 de março a 09 de abril. No recinto do pavilhão, 10 restaurantes da região de Lisboa funcionarão em permanência com uma oferta diversificada de pratos à base de peixes e mariscos. Neste ano, os restaurantes presentes no evento são: Alma (chefe Henrique Sá Pessoa), Arola Penha Longa (chefe Milton Anes), Boi-Cavalo (chefe Hugo Brito), Chapitô à Mesa (chefe Bertílio Gomes) Ibo (chefe João Pedrosa), Kiko Martins (chefe Kiko Martins), Rabo d’Pêxe (chefe Paulo Morais), Ribamar (chefe Hélder Chagas), Ritz Four Seasons Hotel (chefe Pascal Meynard) e Taberna da Rua das Flores (chefe André Magalhães).
Além das apresentações em auditório e dos 10 restaurantes, o evento conta ainda com uma terceira componente principal com um Mercado Gourmet que também funciona permanentemente entre as 12h e as 24h apresentando uma grande diversidade de produtos. O Peixe em Lisboa é organizado pela Associação de Turismo Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.