Pedro Soares CVBPedro Soares foi reeleito como presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, para um mandato de três anos, que se segue a um de quatro anos e meio.

Victor Damião e Alexandrino Amorim mantiveram-se como vogais da Comissão Executiva, a representar a produção e o comércio, respetivamente. Fernando Castro continua como Presidente do Conselho Geral.

Satisfeito com os resultados das eleições, Pedro Soares refere que desde que se encontra neste cargo, o trabalho desenvolvido tem mostrado os seus frutos. “A Bairrada é hoje uma região renascida e credibilizada, mas consciente do muito trabalho que existe pela frente na valorização de uma atividade não deslocalizável como é caso de uma “Denominação de Origem Protegida” (DOP) do setor vitivinícola. Existem projetos para o futuro da região que passam não só pela sua promoção, quer a nível nacional quer no mercado internacional, mas também pela aposta firme na aquisição de maior conhecimento em torno das características que a tornam única e diferenciada, nomeadamente para a produção de espumantes onde lidera o país”.

Com mais de 100 associados, como adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região e de fora da região, a Comissão Vitivinícola da Bairrada é uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do setor vitivinícola da região.

Responsável por controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos produzidos na região, protegendo a Denominação de Origem Bairrada e Indicação Geográfica Protegida Beira Atlântico, tem a seu cargo a promoção dos vinhos Bairrada e o desenvolvimento e apoio de ações de índole técnica e científica. A sua atividade é financiada através das vendas dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos vinhos Bairrada.

A CVB integra ainda uma Câmara de Provadores e uma segunda Câmara responsável apenas pela prova dos espumantes da região.