A Portugália Cervejaria está a apresentar algumas novidades na ementa. É o caso da Posta da Vazia à Portuguesa, para quem prefere um naco de carne, e Pica-pau, para quem prefere o petisco. A Posta da Vazia à Portuguesa é um bife de novilho da vazia com 240 gramas de carne de primeira categoria - conhecida por ser tenra -, é frito em azeite e alho, sobre uma cama de grelos salteados e, por cima, leva uma fatia de presunto curado e um ovo a cavalo. Para acompanhar, é só escolher as guarnições favoritas.
Para os apreciadores de petiscos, a Portugália Cervejaria sugere um Pica-pau com naco de carne de vaca, temperado com alho, louro, vinho e regado com azeite. O petisco é servido à mesa na própria frigideira, de forma a conservar o sabor, calor e aroma de um prato acabado de cozinhar. Com pickles e azeitonas pretas, o Pica-pau poderá ser acompanhado por várias guarnições como batatas fritas, arroz, legumes salteados ou salada mista.
A Portugália Cervejaria nasceu há 87 anos num espaço anexo à Fábrica de Cerveja na Avenida Almirante Reis. O espaço servia acepipes e cerveja avulso aos clientes, enquanto estes aguardavam o enchimento dos seus próprios barris de cerveja à porta da fábrica. Com a cerveja vieram os mariscos e os bifes que rapidamente se tornaram no ex-líbris da casa Portugália. O final da década de 90 ficou marcado pela expansão da marca. Em 2005 nasce a insígnia Portugália Balcão, que oferece a mesma qualidade e tradição da Cervejaria, mas com um tipo de serviço diferente, estruturado de forma a servir refeições mais rápidas e a preços mais acessíveis. Actualmente existem 13 Portugália Cervejaria e 15 Portugália Balcão espalhados de norte a sul do país. A Portugália Cervejaria e Portugália Balcão pertencem ao grupo Portugália Restauração do qual fazem parte outras marcas: Cervejaria Trindade, La Brasserie de L’Entrecôte, e Cervejaria Ribadouro.