O chef Henrique Sá Pessoa renovou o menu Costa a Costa no restaurante Alma, e os peixes e mariscos são o centro das atenções.

As novas propostas começam pelos amuse bouche como o Lírio braseado com cogumelos shimeji, dashi frio de tomate com vinagre de arroz, ou a Barriga de Atum fresca, com espuma de couve roxa e alga nori desidratada e frita.

Nas entradas, entra a Sopa de Cebola, com tamboril e mexilhão cozinhados a vapor, puré de cebola roxa, caviar e caldo de cebola. No menu manteve-se o Carabineiro, acompanhado por açorda, óleo de malagueta e salsa em pó, um prato que foi alvo de afinações na sua técnica e apresentação.

“Este menu foi pensado para mostrar o que Portugal tem de melhor: o nosso peixe e marisco. Como sempre, procurámos fugir um pouco ao óbvio e apresentar referências menos comuns, mantendo sempre a nossa essência e ADN”, revela Henrique Sá Pessoa, que foi recentemente eleito Chef do Ano 2022 nos prémios do guia Boa Cama Boa Mesa e que, em 2021, foi considerado o 38.º melhor chef do mundo no Top100 The Best Chef Awards.

Nos pratos principais há a Pescada, puré de aipo, crocante de aipo e avelã e molho de cebola. É depois a vez do último prato salgado da degustação, o Pregado, acompanhado por puré de raiz de salsa, cogumelos boletus salteados, trufa negra e óleo de levístico.

Novidade é também a pré-sobremesa Pera e Gengibre, um prato que combina um sorbet de pêra e ponzu, crumble de lima e amêndoa e uma gelatina de pera e gengibre. É este prato que antecipa o momento do Mar e Citrinos 2.0, a sobremesa que une sorbet de yuzu, algas cristalizadas, areia de pistacho e amêndoa e uma espuma cítrica.

O menu Costa a Costa está disponível aos almoços e jantares pelo valor de 160€ por pessoa, sendo que por mais 85 € poderá incluir harmonização vínica — os mesmos valores aplicam-se ao menu Alma, que reúne os maiores clássicos do chef e apresenta também novidades, tal como as opções à la carte, que incluem alguns dos pratos presentes em ambos os menus de degustação.

É aconselhada a reserva através do site www.almalisboa.pt ou do telefone 213 470 650.