Quando Portugal entra em novo confinamento, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares (AHRESP) defende que é necessário um novo quadro de apoio para a imediata disponibilização de todas as medidas já anunciadas pelo Governo.

A AHRESP anunciou também que a linha de apoio à tesouraria do Turismo de Portugal acaba de ser reforçada para 100 milhões de euros e passa também a abranger as pequenas empresas, que podem receber financiamento até ao montante máximo de 30 mil euros.

As empresas cujos estabelecimentos estejam encerrados por determinação administrativa passam também a ter acesso a esta linha. Cada empresa pode apresentar mais do que uma candidatura, desde que seja respeitado um intervalo de tempo de três meses entre a data da aprovação da anterior e a data da submissão da nova candidatura.

Todas as empresas que já apresentaram ou que venham a apresentar candidaturas ficam obrigadas a não fazer cessar contratos de trabalho ao abrigo das modalidades de despedimento coletivo, de despedimento por extinção do posto de trabalho ou de despedimento por inadaptação, até três meses após a aprovação do financiamento.

A AHRESP elaborou um documento síntese com os apoios e financiamentos a que as empresas podem recorrer na presente data. Este documento tem como principal objetivo, facilitar a compreensão das medidas de apoio às empresas que estão efetivamente disponíveis para as empresas.