Makro Iniciativa da Água

 

Por ocasião do Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de Março, a Makro, em parceria com alguns fornecedores, desenvolveu uma campanha de sensibilização para alertar para a escassez de água.


Em Portugal, todas as Lojas Makro terão expostos diversos materiais que alertam para a temática e incentivam os clientes para uma crescente preocupação ambiental, como cartazes, stoppers e decoração de portas, sendo que os produtos de fornecedores como a Procter&Gamble (P&G), Reckitt Banckiser, Unilever FIMA, Henkel Iberica e Colgate que se juntaram à iniciativa, estarão também devidamente destacados.


A campanha vai abranger os perfis das redes sociais como o linkedIn, o facebook, e o youtube da Makro, alimentados por vídeos e publicações com dicas de utilização de água e informações úteis.

 

“Através do desenvolvimento desta iniciativa, iniciada o ano passado, conseguimos tocar milhares de clientes, bem como os nossos colaboradores a nível global. Queremos novamente alertar para os problemas relacionados com água, nomeadamente a possibilidade da sua escassez, de que ainda há pouco tempo se falava em Portugal. Trata-se de um recurso de uma grande importância e é fundamental trazer esta consciência para o mundo da distribuição. Estabelecemos metas claras para uma gestão responsável de água e, desta forma, pretendemos contribuir positivamente para a utilização responsável e sustentável deste recurso” Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro Portugal.
 
A Makro Portugal vai também fazer uma campanha junto dos seus colaboradores, dando dicas e materiais com mensagens chave.
 
Nuno Oliveira, do departamento de Qualidade e Sustentabilidade da Makro vai estar hoje na ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal para desenvolver um workshop no sentido de alertar os alunos e futuros cozinheiros de Portugal para esta temática e a necessidade e importância da poupança de água na Hotelaria e restauração assim como a nível geral.
 
O objetivo da METRO, grupo da qual faz parte a Makro, é consumir menos 100 milhões de litros de água em 2018, através de um plano que melhora a gestão da utilização deste recurso em lojas e armazéns.
 
Na Polónia, como exemplo, já se conseguiu economizar anualmente mais de 2 milhões de litros de água com a instalação de reguladores de fluxo nas entradas de água.

O fornecedor de alimentos premium RUNGIS express, que pertence à METRO, conseguiu economizar um milhão de litros de água, por ano, com a instalação de uma nova máquina de lavar, em Meckenheim.

A METRO encontra-se também a cooperar com onze fornecedores globais: Barilla, Coca-Cola, Colgate, Danone Waters, Diageo, Henkel, L’Oreal, Mars Food, Pep-siCO, Procter&Gamble (P&G) e Unilever Retail. A maioria destes fornecedores possuem projetos individuais, aos quais os consumidores se podem juntar através da compra de produtos dos mesmos.

Com a iniciativa Children’s Safe Drinking Water, a Procter&Gamble já forneceu mais de 13 mil milhões de litros de água potável em 85 países, desde o início do programa em 2004, doando um dia de água potável por cada um dos seus produtos vendidos em lojas METRO. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2 litros é o consumo diário de água recomendado, que são fornecidos a crianças e famílias, através do purificador P&G em embalagens de água.

A Diageo, por sua vez, doa 1€ por cada garrafa vendida em lojas do grupo METRO para a WaterAid, uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece mundialmente água potável, bem como as instalações sanitárias correspondentes, como uma primeira medida para combater a pobreza.

Com a compra de produtos Unilever nas lojas METRO, os clientes apoiam projetos locais de água em cooperação, por exemplo, com a UNICEF, nos continentes africano e asiático.

A Mars Food, como criadora da Uncle Ben’s, criou, juntamente com a ONU e o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz, a Plataforma de Arroz Sustentável, uma iniciativa multi-stakeholder que impulsiona a indústria para a sustentabilidade no cultivo do arroz.