Por ocasião do Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de Março, a Makro, em parceria com alguns fornecedores, desenvolveu uma campanha de sensibilização para alertar para a escassez de água.
Em Portugal, todas as Lojas Makro terão expostos diversos materiais que alertam para a temática e incentivam os clientes para uma crescente preocupação ambiental, como cartazes, stoppers e decoração de portas, sendo que os produtos de fornecedores como a Procter&Gamble (P&G), Reckitt Banckiser, Unilever FIMA, Henkel Iberica e Colgate que se juntaram à iniciativa, estarão também devidamente destacados.
A campanha vai abranger os perfis das redes sociais como o linkedIn, o facebook, e o youtube da Makro, alimentados por vídeos e publicações com dicas de utilização de água e informações úteis.
O fornecedor de alimentos premium RUNGIS express, que pertence à METRO, conseguiu economizar um milhão de litros de água, por ano, com a instalação de uma nova máquina de lavar, em Meckenheim.
A METRO encontra-se também a cooperar com onze fornecedores globais: Barilla, Coca-Cola, Colgate, Danone Waters, Diageo, Henkel, L’Oreal, Mars Food, Pep-siCO, Procter&Gamble (P&G) e Unilever Retail. A maioria destes fornecedores possuem projetos individuais, aos quais os consumidores se podem juntar através da compra de produtos dos mesmos.
Com a iniciativa Children’s Safe Drinking Water, a Procter&Gamble já forneceu mais de 13 mil milhões de litros de água potável em 85 países, desde o início do programa em 2004, doando um dia de água potável por cada um dos seus produtos vendidos em lojas METRO. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2 litros é o consumo diário de água recomendado, que são fornecidos a crianças e famílias, através do purificador P&G em embalagens de água.
A Diageo, por sua vez, doa 1€ por cada garrafa vendida em lojas do grupo METRO para a WaterAid, uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece mundialmente água potável, bem como as instalações sanitárias correspondentes, como uma primeira medida para combater a pobreza.
Com a compra de produtos Unilever nas lojas METRO, os clientes apoiam projetos locais de água em cooperação, por exemplo, com a UNICEF, nos continentes africano e asiático.
A Mars Food, como criadora da Uncle Ben’s, criou, juntamente com a ONU e o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz, a Plataforma de Arroz Sustentável, uma iniciativa multi-stakeholder que impulsiona a indústria para a sustentabilidade no cultivo do arroz.