Para os dias de 2018, o Esporão escolheu os solos como tema central da agenda. O grupo dá a conhecer a história dos territórios do Esporão através da descrição detalhada dos solos e sobre como influenciam os vinhos e os azeites produzidos na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, e na Quinta dos Murças, em pleno Douro.
O Esporão tem vindo a conhecer em detalhe os seus solos e as suas características, de forma a otimizar as práticas de gestão agrícola para dar origem a produtos de qualidade superior. As mais antigas rochas da Herdade do Esporão - formação de Xistos de Barrancos - tiveram origem em sedimentos num fundo marinho, formados há cerca de 500 milhões de anos. Hoje, a Herdade tem cerca de 700ha de vinhas plantadas em sete diferentes tipos de solo, olivais e outras culturas potenciadas pelos Modos de Produção Biológica e Produção Integrada.
Na Quinta dos Murças, os solos são essencialmente caracterizados pela presença de rochas xistosas. A Quinta está localizada num lugar caracterizado pela diversidade dos seus oito terroirs (em apenas 48ha), devidamente identificados, marcados por diferentes altitudes, exposições solares e tipos de solo, vinhas verticais e 3,2 km de margem de rio.
As agendas Esporão 2018 estão disponíveis na loja do Enoturismo da Herdade do Esporão, com um PVP de 12€.