A produtora alentejana Ervideira fechou o primeiro semestre de 2025 com uma faturação de 1,34 milhões de euros, registando um crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados mantêm-se alinhados com os de 2024, refletindo a estabilidade num setor atualmente marcado por desafios, como a quebra no consumo e o excesso de oferta.

“Este semestre apresenta crescimentos ténues, mas certos, num sector que tem sofrido – e continua a sofrer – de excesso de oferta e uma quebra no consumo, com problemas no mercado bem conhecidos de todos”, comenta Duarte Leal da Costa, Diretor Executivo da Ervideira.

Entre os principais motores deste desempenho estão as gamas Invisível e Flor de Sal, que conjugam tradição com inovação. A empresa registou um crescimento de 4% no canal Horeca e de 10% no Enoturismo, reforçando a ligação com o consumidor através de experiências no território.

“Uma empresa não pode perder a sua essência, muito menos uma empresa de forte cariz Familiar, como é a Ervideira. Mas uma coisa é não perder a sua essência, o seu foco e os seus valores, outra bem diferente é não estar atenta, e essa atenção faz com que as empresas se tornem mais fortes, e se consolidem em períodos de crise”, acrescenta Duarte Leal da Costa.

O responsável assinala ainda as mudanças nos hábitos de consumo, sobretudo entre os mais jovens: “A nova geração tem tendência para preferir o consumo de cerveja ou cocktails (com teor alcoólico superior), como Vodka, Tequila, Rum, ou ainda, uma tendência por bebidas zero álcool. Já na matéria dos vinhos, percebemos que tem havido um crescimento nas categorias de vinhos de ‘pouco compromisso’, isto é, vinhos mais baratos, mais fáceis de beber, agradáveis e de ‘pouca história’, estando os vinhos de forte carácter, vinhos de guarda, ou chamados vinhos de alto padrão, em linha inversa”.

Num contexto exigente, a empresa mantém-se otimista. O ano de 2024 foi de consolidação, e os primeiros seis meses de 2025 confirmam a consistência da estratégia. Entre as novidades para o segundo semestre, destaque para o G(in)visível, o primeiro gin da casa, produzido a partir do vinho que lhe dá nome. Esta nova referência vem reforçar a aposta da Ervideira em produtos diferenciadores e abre caminho a mais uma estreia já em preparação: um novo vinho que será lançado nos próximos meses e que, segundo Duarte Leal da Costa, tem tudo para “ser um sucesso garantido”.