Pavão de Espira Tinto 2020 e Herdade de Espirra Reserva 2018 são as mais recentes novidades da Herdade de Espirra, em Pegões.

Ana Varandas, a enóloga responsável pelo projeto da propriedade da The Navigator Company, deu a conhecer as características dos dois vinhos, produzidos maioritariamente com vinhas velhas de Castelão, que se destacam pelos aromas e sabores frutados.

O Herdade de Espirra Reserva 2018 estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês, onde apurou as propriedades conferidas pela Castelão. O vinho, que contém apenas 15% de Aragonês, é uma das referências mais apreciadas pelos consumidores da marca, especialmente além-fronteiras, em mercados como França, Alemanha, Luxemburgo e até Brasil, beneficiando da ampla rede da The Navigator Company. O Pavão de Espirra Tinto 2020, por sua vez, é frutado e adequado para acompanhar refeições leves, até nos dias de mais calor, sendo uma alternativa para quem prefere os tintos a outros vinhos.

Além da casta Castelão, embora em menores proporções, os vinhos Herdade de Espirra têm ainda contribuições de Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet.

Já para quem não dispensa um Rosé, o Pavão de Espirra Rosé é a opção e chega na colheita de 2021 com uma embalagem Bag in Tube, de 3 litros, com um aspeto premium conferido pelo toque e brancura característicos do papel Navigator utilizado na rotulagem.

Durante o lançamento, que aconteceu no Wine & Books Lisboa Hotel, no Restelo, foram revelados os métodos de produção, assim como as especificidades dos mais recentes produtos da Herdade, cujos 37 hectares de vinha estão integrados com outras atividades agroflorestais, nomeadamente viveiros florestais, produção de madeira, pastoreio, produção de cortiça e produção de pinhão, entre outras.

Os vinhos podem ser encontrados nas lojas online e física da Herdade da Espirra, nos supermercados El Corte Inglés, nos supermercados Auchan da região de Setúbal e em garrafeiras selecionadas. Os valores variam entre os 3€ e os 15€ por unidade, dependendo da referência.