Monção e Melgaço comemoram a 7 de junho o seu dia e o brinde faz-se com Soalheiro.

Nesta zona do Alto Minho, onde estão as vinhas que dão origem aos vinhos da marca, o Alvarinho assume características únicas.

Exemplos disso são o Clássico, o Granit e o Primeiras Vinhas: um vinho do vale, outro da montanha e ainda um que resulta de vinhas velhas, vinhos feitos a muitas mãos numa manta de retalhos de pequenas parcelas de Alvarinho pelas mais de 150 famílias do Clube de Viticultores do Soalheiro.

O Soalheiro Alvarinho 2022, mais conhecido como o Clássico, é aromático e de sabor intenso. Foi o primeiro vinho a ser feito pela família que fundou a marca, em 1982, e continua a representar o estilo mais clássico de um monocasta Alvarinho.

O Soalheiro Granit 2022 é um Alvarinho nascido de vinhas a cerca de 400 metros de altitude, nas montanhas que rodeiam o vale de Monção e Melgaço. Muito mineral e com acidez é um vinho muito gastronómico.

O Soalheiro Primeiras Vinhas 2022 é um motor para a conservação das vinhas velhas em Monção e Melgaço e resulta de uma seleção de vinhas com mais de 30 anos espalhadas pelo território.

«É um privilégio estarmos localizados numa região tão rica e de tantas possibilidades, e os nossos Alvarinhos refletem isso mesmo. Nos vinhos Soalheiro, transparece o orgulho na terra e na diversidade que ela nos oferece», refere Maria Palmira Cerdeira, matriarca da família fundadora do Soalheiro.

O Soalheiro junta-se a escolas de Monção e Melgaço para fomentar a importância da viticultura entre os mais novos, lembrando aos futuros protagonistas da sub-região a importância do Alvarinho para a sustentabilidade económica e social do território.

«Estas iniciativas são fundamentais para despertar as novas gerações para a importância da viticultura no desenvolvimento de Monção e Melgaço. O Alvarinho faz parte da nossa identidade. Abrimos as portas e convidamos a comunidade a entrar justamente porque é ela que constrói, em conjunto, a cultura familiar do Alvarinho que aqui se reforça», enfatiza Maria Palmira Cerdeira.

Durante a pandemia foram distribuídos livros com a história da Uva Alvarinho para ilustrar e no ano passado foi criado o Jogo da Uva (www.jogodauva.pt). Em 2023 serão feitos puzzles nas escolas com imagens marcantes do território.