A Quinta da Plansel, de Montemor-o-Novo, lançou a edição especial comemorativa “Plansel 25 Anos”, um vinho produzido com os melhores lotes da casa com apenas 1 000 garrafas para venda.

O Plansel 25 anos 2017 (99€) é elaborado a partir da melhor seleção das castas Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca, ex-líbris do produtor, Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, que encontram no Alentejo a sua melhor expressão. Para este vinho, a vindima manual foi feita durante a noite e as uvas fermentaram lentamente em barricas de 200kg durante duas semanas. Posteriormente, o mosto repousou 2 anos em barricas de carvalho francês e 1 ano em garrafa.

Quinta da Plansel 25 anos

O vinho apresenta aromas a fruta preta, doce de ameixa, algum floral e notas frescas de menta e especiarias, sendo indicado para acompanhar assados e pratos de conforto, diz o produtor.

A Quinta da Plansel surge da paixão de um alemão, Jörg Böhm, que visitou Portugal em 1961, e em 1975 comprou os primeiros terrenos para investigação e exploração da vinha. A paixão pelo vinho e por Portugal acabaria por contagiar também toda a família. Em 1997, a filha Dorina Lindemann mudava-se para Portugal e erguia a adega que hoje constitui a Quinta da Plansel. “Plansel” significa Planta Selecionada.

O Plansel 25 anos é a primeira novidade neste ano de celebração, já que, até ao fim do ano, a Quinta da Plansel dará a conhecer novas colheitas e novos lançamentos, um renovado projeto de enoturismo e um novo site.