Para assinalar o Dia Internacional da Cerveja, a Carlsberg realizou a primeira contagem anual da sua coleção de garrafas de cerveja nunca abertas, reunidas na Home of Carlsberg, na Dinamarca.
São 22.000 exemplares catalogados, que refletem mais de 150 anos de história e preservação de uma cultura cervejeira.
Considerada a maior coleção do género a nível mundial, a Home of Carlsberg alberga algumas das garrafas mais raras e antigas do mundo. Entre elas está a Ratcliff Ale, datada de 1869, e outras curiosidades como a Carlsberg Royal Lager 1932, produzida pelo então Príncipe de Gales, ou a Alliance Pale Ale, uma exportação para as Ilhas Virgens que nunca chegou ao destino e foi mais tarde resgatada no porto de Hamburgo.
A contagem foi liderada por Zoran Gojkovic, diretor de Ciência e Tecnologia da Carlsberg, que reuniu uma equipa de especialistas para verificar e catalogar cada garrafa da coleção. O processo teve como principal objetivo assegurar a integridade do acervo e proteger este legado da curiosidade dos visitantes.
A história da coleção começa em 1968 com Leif Sonne, engenheiro dinamarquês, que iniciou a sua coleção pessoal com garrafas de cerveja por abrir, oriundas de várias partes do mundo. Em 1993, quando a coleção já ultrapassava o espaço da sua casa, foi transferida para a antiga cervejaria Carlsberg, em Copenhaga. Desde então, integra o núcleo do museu Home of Carlsberg, com as icónicas garrafas verdes em destaque.
Para Lynsey Woods, diretora global da marca Carlsberg, a contagem anual não é apenas um exercício logístico: «A nossa coleção não é apenas sobre volume; é sobre preservar a história e a inovação da fabricação de cerveja. Ao contar e catalogar meticulosamente cada garrafa, garantimos que podemos continuar a dar ao mundo acesso às melhores coisas, seja uma raridade vintage dos nossos arquivos ou a próxima grande cerveja que estamos a aperfeiçoar.»
Também em Portugal, o momento foi assinalado. Bruno Albuquerque, diretor de Marketing, Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group, parceiro da Carlsberg no mercado nacional, sublinha: «No Dia Internacional da Cerveja, saudamos esta iniciativa de preservação de um legado único na cultura cervejeira mundial. Brindamos à união de culturas e sabores, e ao compromisso que respeita tanto a tradição como a inovação.»
A marca tem promovido ao longo dos anos diversas iniciativas para aproximar os consumidores da sua herança cervejeira, convidando-os a visitar a Home of Carlsberg e a conhecer de perto o espírito dinamarquês e a história da marca.