A XVIII Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja terá lugar no próximo dia 29 de setembro de 2022, quinta-feira, na Cidadela Cascais.

A cerimónia será realizada no Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que aceitou o convite da Confraria da Cerveja para ser entronizado.

São 50 os novos Confrades, passando o total a cerca de 700 Confrades da Cerveja em Portugal. É o reencontro dos defensores da arte cervejeira, após dois anos de interrupção do evento devido à pandemia da COVID-19.

Outras figuras a entronizar são o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o CEO do grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão, o Diretor Geral de Energia e Geologia, João Bernardo, o Professor catedrático em Finanças e Economia do ISEG, João Duque, o CEO do Banco BPI, João Pedro Oliveira e Costa e o Diretor Executivo da Start up Lisboa, Gil Azevedo, entre outros nomes de referência.

Os novos confrades, escolhidos entre colaboradores das cervejeiras (Confrades Mestre), personalidades/líderes de opinião (Confrades de Honra) e parceiros do setor cervejeiro português (Confrades Protetores), tornam-se, assim, embaixadores da cerveja em Portugal. Na sua entronização assumem o compromisso de contribuir para a divulgação da cerveja, prestígio e dignificação, em linha com a missão da Confraria de promover, divulgar e comemorar os benefícios da cerveja nas suas múltiplas vertentes.

Terminada a Cerimónia de Entronização, haverá um cortejo de todos os Confrades da Cerveja para celebrar Cascais e o centro desta vila seguindo-se de um jantar que culmina num concerto dos The Lucky Duckies, autores do Hino “Viva Cerveja”.

A Confraria da Cerveja é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do setor cervejeiro fundada em abril de 2003.

Desde 2003, a Confraria da Cerveja já entronizou centenas de personalidades. Fazem parte da Confraria da Cerveja nomes como António Costa, Rui Rio, Carlos Moedas, Alberto João Jardim, Roberto Carneiro, Fernando Gomes, Manuel Carrageta, Sónia Araújo, Dom Duarte Pio de Bragança, Paula Lobo Antunes, Sílvia Rizzo, Luís Represas, César Mourão, Cláudia Jacques, Carlos do Carmo, Júlio Isidro, Clara de Sousa, Luís de Matos, Simone de Oliveira, Mafalda Arnauth, Margarida Pinto Correia, Sobrinho Simões, Luís Marques Mendes, Nuno Rogeiro, Nuno Gomes, Vitor Baia, Joana Schenker, Guilherme Geirinhas, Nic Von Rupp, Diogo Batáguas, Ricardo Guedes, entre outros.