O curso de Sommelier de Cerveja da Doemens vai acontecer em setembro na Fábrica da Nortada, no Porto. As inscrições decorrem até final de julho.

Fundada em 1895 e sediada em Munique, a Doemens é uma instituição dedicada à educação e consultoria voltadas para o mundo cervejeiro. Em 2004, apresentou o primeiro curso de formação profissional de sommelier de cervejas.

A formação, com a duração de 100 horas, distribui-se na forma de um curso intensivo de duas semanas, entre 26 de setembro e 7 de outubro, com grupos de, no máximo, 25 alunos. Os professores fazem parte de uma equipa formada na Doemens, com experiência profissional nas áreas de produção, distribuição, comunicação, educação, comercialização e serviço de cervejas.

Os futuros sommeliers de cervejas serão capazes de orientar para o consumo inteligente; comunicar os diferentes estilos, reconhecendo as ocasiões de consumo e espalhando a cultura cervejeira; orientar ao armazenamento e serviço adequados; recomendar harmonizações adequadas entre diferentes estilos e produções gastronómicas; selecionar e descrever cervejas que possam compor cartas adequadas; apresentar diferentes estilos descrevendo os seus perfis sensoriais e interpretando os seus rótulos e, por fim; a criação de situações comerciais por meio de estratégias de comunicação.

Os tópicos abordados vão desde a História da Cerveja às Matérias-Primas; e da Introdução à Gestão Sensorial até à Cerveja & Gastronomia. Pelo meio, há lugar a sessões teóricas e práticas com exposições dialogadas, degustações orientadas, discussões e trabalhos em grupo, apresentações e simulações de situações de trabalho, visitas técnicas e atividades de pesquisa.

O curso de Sommelier de Cerveja destina-se a profissionais de serviço, produção, logística, comunicação e comercialização de cervejas, além de empreendedores, profissionais e entusiastas da gastronomia.

As aulas presenciais acontecem de segunda a sexta, entre as 09.00h e as 19.00h, e ao sábado, das 09.00h às 13.00h, na Fábrica de Cervejas Portuense sita na Rua de Sá da Bandeira, 210, Porto.

O valor da propina, €3.150, deverá ser liquidado até ao final do curso, havendo lugar a um pagamento de 10% do montante no ato da inscrição. Os alunos poderão ainda optar pelo recurso a uma entidade de crédito, caso não consigam realizar o investimento. Os pedidos de inscrição, assim como qualquer dúvida, devem ser encaminhados para o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através da consulta do website da Doemens, em doemens.org/biersommelier .