A marisqueira e cervejaria Cais ao Mar reabriu, em Albufeira, agora na Rua Almeida Garret, n.º 27, onde outrora foi a marisqueira Delícias do Mar.

Não foi, por isso, ao acaso que o empresário e chefe mariscador César Lourenço elegeu este como local para a nova partida, após ter sido obrigado a encerrar durante a pandemia da COVID-19..

César Lourenço começou por dar uma ajuda na marisqueira Pesqueiro 25, em São Martinho do Porto, e rapidamente percebeu que seria esse o seu caminho. Um ano depois abriu o Pesqueiro 25, em Lisboa, já como um dos sócios, entre vários. Seguiu-se uma sociedade a dois no Cais ao Mar, em Lisboa, e, em 2019, a abertura do Cais ao Mar, no Algarve. César Lourenço abriu agora o “novo” Cais ao Mar a solo.  

Com 64 lugares sentados e a funcionar de terça-feira a Domingo – por agora, só das 17h00 às 22h30, pra jantares in loco e em regime de take away –, o Cais ao Mar tem uma vasta oferta de mariscos, que em comum têm uma confeção “ao natural”. Da carta fazem parte entradas, sopa, carnes, peixes, mariscos e sobremesas. No que toca aos mariscos, destaque para as tábuas, intituladas de ‘Ondas de Marisco’ – em vários tamanhos, em função do número de pessoas: ‘Super Nova’ (2/3), ‘Super Nova Elite’ (4/5) e ‘Super Mega Elite’ (8/9) –; para a diversidade de camarão, na origem, tamanho e modo de confeção; sapateira e santola; lagosta e lavagante; ostras; percebes e outros tantos.

Nota para os arrozes, de marisco, de lavagante ou de lagosta, assim como a cataplana de marisco. Há quatro opções de peixe – ‘prego de atum no caco’, ‘bife de atum’, ‘pica-pau de atum’ e ‘hambúrguer de peixe’ – e de carne – ‘prego do lombo’, ‘bife do lombo grelhado’, ‘bife Cais ao Mar’ e ‘pica-pau do lombo’. Para as entradas ou petiscos há queijo seco e presunto pata negra 5 Jotas e, nas sobremesas, ‘Bolo de Chocolate’ e ‘Cais Final’, que inclui uma seleção de doces, entre eles alguns típicos do Algarve.

O restaurante está localizado numa zona sossegada e de fácil acesso e estacionamento, dispondo tamb]em de esplanada. Ao entrar, tem uma primeira sala, com janelas para os dois espaços exteriores, e, depois uma segunda, num compromisso entre espaço indoor e outdoor. Tem capacidade para 50 pessoas sentadas. O preço médio por pessoa ronda os 40 euros.