Gelados, doces e salgados, uma esplanada interior coberta, um deck interior descoberto com jardim vertical e ainda uma fonte de chocolate são os principais atrativos da nova fábrica de gelados da cidade do Porto, a Lavoratta, localizada na Rua Santa Catarina.

O Chef João Pupo Lameiras É o responsável pela carta que, além dos gelados, propõe ainda crepes e waffles. Todas as receitas são produzidas localmente e diariamente, mais do que uma vez ao dia, para oferecer o sabor do gelado acabado de fazer. O projeto conta com 4 sócios - Pedro Aparício, José Roberto Bateira, Rui Ferreira e José Maria Bateira - todos eles com background no setor de restauração, confeitaria e pastelaria.

“É incomparável o sabor do verdadeiro gelado artesanal acabado de produzir. A textura e a cremosidade são completamente diferentes e o gelado é muito mais saboroso, daí que na Lavoratta apostamos numa produção diária e, várias vezes ao dia inclusivamente, para conseguir proporcionar essa diferença ao cliente e esse sabor autêntico.” - quem o diz é o sócio Pedro Aparício que vive desde criança rodeado de gelados no negócio familiar dos seus pais. Também os cones e os toppings são produzidos na Lavoratta diariamente e mesmo em frente aos clientes.

Lavoratta3

 “Quisemos diferenciar-nos das demais gelatarias ao nível da oferta complementar e criativa de sabores” afirma José Roberto Bateira, também sócio, acrescentando “para isso procuramos um Chef de renome no Porto, o João Pupo Lameiras, que nos apoiasse de modo a apresentarmos uma carta diferenciada e completa, que além dos gelados, oferecesse a oportunidade de o cliente ter qualquer refeição do seu dia na Lavoratta, mas que o conceito da gelataria estivesse presente. Essa seria a nossa assinatura.”.

Ao investimento em maquinaria de confeção, a Lavoratta adicionou ainda uma máquina de circuito interno de água na produção e refrigeração do gelado (chiller) que permite uma poupança anual superior a 30.000 litros de água, já que é do interesse da marca a adoção de uma política sustentável e amiga do ambiente.

O espaço

Ao todo são mais de 50 lugares sentados divididos por entre os vários recintos da gelataria. A arquitetura e design interior ficou a cargo da equipa do Atelier André Dias Araújo, que projetou  um espaço com a conjugação de elementos como o microcimento, a madeira e o mármore. O espaço encontra-se dividido em três zonas distintas - o balcão e a sala interior com 20 lugares sentados, a esplanada interior coberta com 24 lugares e o deck interior descoberto com jardim vertical que dá acesso a mais 10 lugares.

 “O espaço foi uma das nossas grandes apostas. Não queremos ser simplesmente uma gelataria de take-away, pelo que apostamos na amplitude e no conforto do espaço com muitos lugares sentados, ao longo de diferentes ambientes - esplanada interior e exterior - para que o cliente, independentemente da fase em que estejamos, tenha sempre alternativas para desfrutar das nossas criações. Para as noites sem chuva, por exemplo, vai ser possível os clientes desfrutarem de bons serões com a família ou os amigos no nosso deck com lareira exterior.” - afirma Rui Ferreira.

A Lavoratta está aberta todos os dias da semana, entre as 9h e as 22h30.

Aceda aqui à carta.