Bolo-rei e Alvarinho é a mais combinação d’ A Colonial, referência da confeitaria em Barcelos, que já está disponível para o Natal.

Francisco Gomes, Chef Pasteleiro, decidiu criar um bolo-rei irreverente, há 15 anos, e a cada edição escolhe um sabor especial. Muros de Melgaço 2019 foi o vinho escolhido e Anselmo Mendes, produtor e enólogo, aceitou o desafio!

A edição limitada, que já está disponível na confeitaria A Colonial, em Barcelos, e no Club del Gourmet El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, a 16 euros o quilo, sendo possível fazer entregas mediante consulta e encomenda prévia.

O Bolo-rei de Alvarinho é feito com a massa tradicional, sendo acrescentada a amêndoa, a parte de cima leva um crumble e a decoração que o assina: um cacho de uvas feito de pasta cigarrete.

O recheio central tem uma geleia de Alvarinho, obtida a partir do vinho Muros de Melgaço, envolvida por uma mousse de chocolate branco Ivoire, da Valrhona, “uma das marcas mais caras do mundo”, explica António Barbosa, chef pasteleiro d’A Colonial e braço direito de Francisco.

Foi um processo desafiante que, confessam “superou as expectativas”. Esta foi a primeira vez que uma casta portuguesa, rainha no norte e embaixadora no mundo, foi usada, e isso enche toda a equipa de orgulho.

Anselmo Mendes é considerado o “Senhor Alvarinho”, e aceitou de imediato o desafio, mas confessa que sem grandes expectativas, pois não julgou “ser possível uma tão nobre e distinta transformação” do seu vinho. “Quando provei senti acidez, frescura, citrinos, flor de laranjeira, notas de lúcia-lima, gengibre... é absolutamente arrebatador”, confessa o produtor e enólogo.

Na confeção do Bolo-Rei de Alvarinho foi usado o Muros de Melgaço 2018, DOC Vinho Verde, 100% Alvarinho, que fermenta e estagia em barricas de carvalho francês durante seis meses. Este vinho já foi premiado com “Excelência” pela crítica especializada e já recebeu 92 pontos (em 100) de Robert Parker, Wine Advocate. Tem um preço recomendado de 14 euros.

Francisco Gomes dedica a sua vida à pastelaria de autor e confessa-se um pouco “louco” e um “visionário”. Imagina a pastelaria como coleções, inspiradas nos sabores da época, seguindo as tendências, mas mantendo sempre a sua assinatura. E recomenda: “ao visitar A Colonial, não deixe de experimentar o Abeto, um pinheiro de chocolate e frutos secos, perfeito para este Natal, ou deliciar-se com um brownie com merengue de framboesa e mousse de limão (Azélia), por exemplo, e já agora, passe pela Padaria A Colonial, que fica mesmo na rua ao lado”.

A Colonial inventa um bolo-rei sempre diferente a cada ano e sempre com diferentes sabores. O primeiro foi de rosas, também já houve de laranja e chocolate, de cenoura, de abóbora e nozes, de dióspiro, de caramelo salgado, entre outros.